Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > “Medicamentos: do SUS ao usuário” é tema da edição do Diálogos em Saúde Coletiva

Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 13h52

FOLDER NESP CONVIDA MEDICAMENTOS DO SUS AO USUÁRIO 30 03

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (NESP-UFPI) realiza mais uma edição do NESP CONVIDA – DIÁLOGOS EM SAÚDE COLETIVA, com o tema “Medicamentos: do SUS ao usuário”, nesta quarta-feira (30), às 19h, no Canal NESP/UFPI – pelo youtube, com: Mariza Costa (APREPI), Karícia Lima de Freitas (SESAPI), Rafael Mota Pinheiro ( UnB) e professor no NESP/UFPI Osmar de Oliveira Cardoso.

A atividade visa discutir a promoção do acesso aos medicamentos e uso racional deles. A oferta de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) é organizada em três componentes que compõem o Bloco de Financiamento da Assistência Farmacêutica - Básico, Estratégico e Especializado, além do Programa Farmácia Popular. Com exceção do Farmácia Popular, em todos os outros componentes o financiamento e a escolha de qual componente o medicamento fará parte é tripartite, ou seja, a responsabilidade é da União, dos estados e os municípios. O cidadão deve procurar atendimento médico nas unidades de saúde ou na atenção especializada para, se necessário, ter acesso aos medicamentos necessários ao seu tratamento.

Essa roda de conversa foi programada para discutir a aplicação da Política Nacional de Medicamentos no âmbito da prática, do cotidiano do usuário, de modo que ele tenha acesso de uma forma simples, prática à Atenção Farmacêutica e também como o SUS é responsável por mais esse cuidado à Saúde. Dessa forma, o NESP / UFPI promove mais uma vez uma discussão importante, trabalhando sempre para desenvolver políticas de saúde coletiva que promovam saúde, previnam doenças, sejam essenciais na recuperação da saúde e redução de danos.