Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Coordenador da CAPES encerra programação do V Seminário dos PPGs da UFPI
Início do conteúdo da página

Coordenador da CAPES encerra programação do V Seminário dos PPGs da UFPI

Imprimir
Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 19h23

V_Seminário_de_Acompanhamento.png

Encerramento do V Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da UFPI

Com o tema “Sistema Nacional de Bolsas de Pós-Graduação no País”, o Coordenador-Geral de desenvolvimento setorial e institucional da CAPES, Lucas Resende Salviano, abriu nesta sexta-feira (25) o último dia do V Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da UFPI. Iniciado na terça (22), o evento demonstra o empenho da Universidade em apresentar ações que consolidam a pós-graduação.

Representando o Reitor Gildásio Guedes, o Vice-Reitor Viriato Campelo ressalta a importância estratégica da pós-graduação no desenvolvimento da UFPI. “Ao longo dos nossos 50 anos já conseguimos consolidar a graduação, uma vez que temos cursos bem avaliados que cumprem o papel de formar novos profissionais. Agora o passo seguinte é a consolidação da pós-graduação, por isso a necessidade deste Seminário. O evento é o momento para avaliar e reavaliar nossos resultados e, a partir disso, obter grandes avanços”, frisou. 

lucas_salviano.png

Coordenador da CAPES, Lucas Salviano aponta os critérios que definem o modelo de concessão de bolsas

O Coordenador da CAPES, Lucas Salviano, conta que o modelo atual de concessão de bolsas foi implementado em 2020 e já se encontra no seu terceiro ano. “A estrutura passa por constantes aperfeiçoamentos, considerando o diálogo com a comunidade acadêmica. Anteriormente, havia uma disparidade de oferta entre os programas. Assim, o modelo atual considera a nota da CAPES, o nível do curso (mestrado ou doutorado), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, e por último, a Titulação Média do Curso (TMC), ou seja uma média de titulados no período de quatro anos”, explicou.

Após a palestra, promoveu-se a apresentação dos Mestrados Profissionais da UFPI. Os sete programas são: Administração Pública (PROFIAP), Física (MNPEF), Filosofia (PROFILO), Matemática (PROFMAT), Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), Gestão Pública e Saúde da Mulher.

Na sequência, o workshop sobre preenchimento da plataforma sucupira e site dos PPGs, ministrado por Kelson Silva (Ciências dos Materiais/UFPI) e Weslley Nóbrega (STI/UFPI), concluiu o V Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da UFPI.

Ao longo de quatro dias, o evento realizou mesas de discussão e palestras. Além da exposição sobre os mestrados profissionais, o V Seminário também percorreu os programas de três grandes colégios: Ciências da Vida; Humanidades e Ciências Exatas; Tecnológicas e Multidisciplinar.

“O evento foi bastante proveitoso, porque como ouvimos cada um dos coordenadores, vamos trabalhar na qualidade da pós-graduação tanto acadêmica, quanto profissional. Também discutimos com os membros do comitê de assessoramento da UFPI e os consultores ad hoc as especificidades relacionadas a determinados programas e a grande área que compõem”, comentou a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo.

Mesmo encerrado o V Seminário, a aproximação com os coordenadores dos PPGs continua. “Vamos ainda trabalhar com a internacionalização da pós-graduação e o aumento da nota CAPES dos programas. A partir do diálogo, é possível compreender cada particularidade para poder auxiliar no crescimento dos nossos programas de mestrado e doutorado”, finalizou a Professora Regilda.   

Fim do conteúdo da página