Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CESU Teresina é selecionado para treinamento em inovação do GNOVA – Laboratório de Inovação em Governo da ENAP

Última atualização em Quinta, 24 de Março de 2022, 14h21

O Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana (CESU Teresina), projeto piloto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, vinculado ao Mestrado de Ciência Política da UFPI, foi um dos laboratórios de inovação selecionados no Edital do Programa “Janela GNOVA – COLABS 2022”.

Criado em agosto de 2016, o GNova é o laboratório de inovação pioneiro do governo federal brasileiro, que surgiu como resultado de uma parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e o governo da Dinamarca, para a criação de um espaço voltado ao desenvolvimento de soluções com menos burocracia e mais eficiência para os serviços públicos.

Os projetos selecionados receberão apoio gratuito para desenvolvimento de laboratórios de inovação durante quatro meses. O Programa objetiva compartilhar aprendizados acumulados, oferecer orientações metodológicas às equipes dessas novas unidades de inovação, de forma que possam desenvolver suas habilidades para implementação dos seus projetos com autonomia. De acordo com a direção do Programa, esse será um espaço de diálogo e troca entre as equipes fortalecendo o ecossistema de laboratórios de inovação no país.

O CESU-Teresina concorreu com outros 47 laboratórios brasileiros para as 10 vagas oferecidas. No entanto, apenas 9 foram classificados e o CESU-Teresina ficou em segundo lugar. Confira aqui a lista dos 9 selecionados, sendo a UFPI a única Universidade entre os classificados.

Segundo a Coordenadora do CESU-Teresina, Profa. Monique Menezes, docente do curso de Bacharelado em Ciência Política e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política, Gestão Pública e Administração Pública da UFPI, o CESU é um laboratório urbano vivo que tem como objetivo geral pensar problemas urbanos complexos, voltados para questões de sustentabilidade e mudanças climáticas.

“Participar do Programa Janela GNOVA – COLABS 2022 da ENAP é motivo de orgulho de toda a equipe do CESU-Teresina e da UFPI, tendo em vista o grau de excelência dos trabalhos realizados pela ENAP. Além de nos auxiliar no desenvolvimento metodológico que estamos propondo para validação de soluções/inovações voltadas para tecnologias que mitiguem os efeitos das mudanças climáticas no ambiente urbano, isso também representará um grande aprendizado aos discentes participantes do projeto”, destaca.

Atualmente, o projeto conta a participação de seis graduandos dos cursos de Ciência Política, Ciências Sociais e Ciência Econômica, além de pesquisadores, alunos de mestrado e doutorado.

Para mais informações, acesse a página do CESU Teresina.