Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI conquista aprovação em 14 projetos de pesquisa na Chamada Universal do CNPq 2021

Última atualização em Quinta, 24 de Março de 2022, 17h21

Com estímulo ao fomento de conhecimento e à produção científica, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) conseguiu angariar mais de R$ 710 mil reais por meio da aprovação de 14 projetos de pesquisa submetidos na Chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq). Os pesquisadores contemplados no edital CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – UNIVERSAL são de áreas que permeiam desde a comunicação, matemática até a construção civil, eles são lotados nos campus de Bom Jesus, Floriano e Teresina.

Os projetos de pesquisa aprovados são divididos em Faixas A e B. Na Faixa A, são contempladas equipes de pesquisa que possuam no mínimo 3 doutores entre seus membros, sendo um deles o coordenado, com os projetos limitados a R$ 165.000,00. Já a Faixa B é destinada a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, 5 doutores, de ao menos duas instituições distintas, sendo um deles o coordenador, com os projetos limitados a R$ 275.000,00.

No campus de Teresina, os recursos serão destinados para cinco centros de ensino: Agrárias (CCA), Educação (CCE), Humanas e Letras (CCHL), Natureza (CCN) e Tecnologia (CT). Em Floriano, para o Curso de Ciências Biológicas e o Colégio Técnico (CTF). Por último, Bom Jesus entra na lista com projeto vencedor do Curso de Engenharia Agronômica.

Os professores com projetos aprovados na Faixa A foram: Áurea da Paz Pinheiro, Halyson Irene Baltazar, Élison Fabrício Bezerra Lima, Joao Batista Lopes, Olivia Cristina Perez, Marcelo Barbosa Furtini, Ricardo de Andrade Lira Rabêlo, José Ribamar Lopes Batista Júnior, Gerardo Magela Vieira Júnior, Priscila Alves Barroso e Juliana Fernandes Teixeira. Já os professores cujos projetos aprovados pertencem à Faixa B foram: Ana Regina Barros Rêgo Leal, Edna Maria Goulart Joazeiro e Edvani Curti Muniz.

A Administração Superior da UFPI, em especial as Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) e Ensino de Pós-Graduação (PRPG), parabenizam seus pesquisadores pela conquista dos recursos. Os projetos vencedores chegam para contribuir com o crescimento científico da Universidade e o engrandecimento do estado do Piauí.