A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), o IV Seminário de Assistência Estudantil da UFPI.
Neste ano, o evento tem como tema "Os desafios da política diante das desigualdades sociais e acadêmicas", e tem o objetivo de discutir a prática dos profissionais que executam as políticas de assistência estudantil na UFPI, diante das ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) de democratizar as condições de permanência na instituição, minimizar as consequências das desigualdades sociais e reduzir as taxas de evasão, além da inclusão social pela educação.
Professora Dr.ª Guiomar de Oliveira Passos
Na abertura, a professora Dr.ª Cristiane Torres, pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI, apresentou alguns dados que mostram a evolução os serviços e benefícios correspondentes à Assistência Básica, conforme os programas instituicionais da PRAEC. Em seguida o Quinteto de Cordas do Brasil Musicâmara da UFPI realizou apresentação com músicas regionais. O evento ainda contará com palestras e mesa redonda.
Quinteto de Cordas do Brasil Musicâmara da UFPI
A professora Dr.ª Guiomar de Oliveira Passos ministrou a palestra "A democratização do Ensino Superior no Brasil e os Novos Desafios para a Universidade Pública", onde ampliou os conceitos de acesso a educação superior no sentido da democratização e defendeu a remoção dos obstáculos socioeconômicos pra estes acesos. "É preciso que a universidade como um todo assuma que ela necessita se repensar, se sabemos que nossos alunos estão chegando com vunerabilidade, não só econômicas e sociais, mas culturais e educacionais, vamos fazer algo para compensar, para que eles consigam ter um bom desempenho escolar e isso terá resultado na universidade", afirmou.
A professora Dr.ª Cristiane Torres ressaltou a importância do seminário para o debate sobre a execução das políticas de assistência estudantil. "Temos que repensar as estratégias para favorecer a permanência dos alunos na universidade. Neste evento temos a aportunidade de discutir as raízes do problema e de que modo podemos superar", destacou.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) é o órgão ligado à Reitoria responsável pela gestão da Política de Assistência Estudantil da UFPI. A Política Nacional de Assistência Estudantil é um conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação de ações para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso de graduação aos estudantes universitários, agindo preventivamente, nas situações de repetência e evasão decorrentes das condições de vulnerabilidade socioeconômica.