Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do V Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da UFPI

Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 10h48

seminário.png

A Universidade Federal do Piauí tem buscado a consolidação da pós-graduação, para isso, investe em ações como a realização do Seminário de Pós-Graduação, organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG). O evento está na quinta edição e teve início na manhã de hoje (22). De natureza acadêmica, voltado para o planejamento, socialização de experiências e avaliação sistemática dos Programas de Pós-Graduação, o Seminário segue até o dia 25/03 com mesas de discussão, palestras e workshop.

Na solenidade de abertura, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou que a atuação da PRPG tem garantido um melhor planejamento, socialização e acompanhamento das atividades da pós-graduação. O Reitor frisou, ainda, que a Administração Superior está à disposição para atender os programas e parabenizou a atuação da pós-graduação no período de isolamento social. “Quero mais uma vez parabenizar os coordenadores e coordenadoras de pós-graduação e a PRPG por terem mantido os programas de forma on-line e de forma produtiva. Os senhores têm dado exemplo de organização para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa às demais instâncias e modalidades da UFPI e para o resto do país”, declarou.

Numa demonstração do empenho da Administração Superior na melhoria constante da pós-graduação, o Vice-reitor, Viriato Campelo, participou da abertura do evento diretamente de São Paulo, onde trata sobre convênios para realização de cursos de pós-graduação na UFPI. “A pós-graduação é fundamental, através dela vem todo o desenvolvimento do ensino, melhoria do ensino da graduação, perspectiva para os nossos alunos terem iniciação científica e melhorar os programas de monitoria”, frisou.

A Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, destacou a satisfação em realizar o evento. “Quero desejar um profícuo e produtivo Seminário. Contem conosco para o que precisarem, estamos à disposição aqui na Pró-Reitoria”. Durante o seu pronunciamento, a professora celebrou o recebimento da planilha com distribuição dos recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) para 2022, que deve ser usado até dezembro deste ano. “Recebemos bem cedo e temos bastante tempo para fazermos a licitação e pregão para comprar reagentes e todas as demandas dos programas”, destacou.

O V Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da UFPI será realizado entre os dias 22 a 25 de março. As apresentações acontecerão de forma remota e contarão com a participação de palestrantes nacionais e de pesquisadores vinculados aos PPGs da Universidade.

No dia 25/03, às 9h, será realizada a palestra “Sistema de Bolsas de Pós-Graduação no País”, ministrada pelo professor Lucas Resende Salviano, coordenador-geral de Desenvolvimento Setorial e Institucional da Capes (CGSI/CAPES).

Confira a programação completa.

Link da mesa de discussão "Parâmetros de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação do Brasil", no dia 22/03, às 14h

Link da palestra "Sistema de Bolsas de Pós-Graduação no País", no dia 25/03, às 9h.