Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI fortalece assistência estudantil com auxílio moradia a alunos dos Colégios Técnicos

Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 18h14

CTF-CAFS_-73.jpg

Estudantes assistem evento no Colégio Técnico de Floriano no ano de 2018

Prezando pelo bem-estar dos alunos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) amplia a assistência estudantil dos seus três Colégios Técnicos nas cidades de Bom Jesus, Floriano e Teresina. Com o lançamento do benefício de auxílio moradia, será concedido o valor de R$ 600,00 àqueles que não foram contemplados com a oferta de vagas na Residência Estudantil. O recurso, que será divulgado posteriormente, foi regulamentado a partir da resolução 221 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) que incluiu o novo auxílio à política de assistência estudantil dos Colégios Técnicos, lançada por meio da resolução 04 de 2021.

WhatsApp_Image_2022-03-18_at_14.52.18.jpeg

Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, Virgínia Muniz

Obtido a partir do orçamento próprio da Universidade, o benefício inédito chega no momento do retorno das atividades acadêmicas em formato híbrido. “A maioria dos cursos oferecidos pelos Colégios Técnicos acontecem de modo integral, portanto, os estudantes provenientes de outras cidades ou fora da zona urbana precisam de uma moradia para poder acompanhar suas aulas”, destaca a Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT/UFPI), Virgínia Muniz.

WhatsApp_Image_2022-03-18_at_18.03.06_copy.jpeg

Colégio Técnico de Teresina (CTT)

O auxílio moradia complementa o serviço de residência estudantil. Atualmente, o Colégio Técnico de Teresina (CTT) segue com edital de benefício de residência aberto até o dia 21 de março. As vagas ofertadas atendem ao Protocolo de Biossegurança da UFPI.

Estão disponíveis 32 vagas no alojamento, sendo 22 destinadas ao público masculino e 10 ao feminino. Os selecionados para a residência poderão concorrer ainda ao edital de auxílio ao residente, avaliado em R$ 100,00.

Segundo a Professora Virgínia Muniz, os benefícios voltados à moradia se somam a outros recursos de assistência estudantil, como por exemplo o edital de vivências profissionalizantes concluído em março deste ano. “São estratégias que garantem acesso ao ensino e usufruir de todas as modalidades oferecidas pelos Colégios Técnicos. Assim, tenho certeza que trabalhando as nossas políticas de inclusão social, extensão e iniciação científica os alunos terão oportunidade no mercado de trabalho e estarão preparados para ingressar na graduação”, finalizou.