O Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana (CESU Teresina), projeto piloto financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, vinculado ao Mestrado de Ciência Política da UFPI, realizou nesta sexta-feira (18), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), a oficina “Desafios das Cidades”.
Oficina foi realizada na manhã desta sexta-feira (18)
A atividade foi voltada para servidores do município e aconteceu no auditório do SEBRAE, das 8h às 12h. A proposta é abrir um diálogo sobre a inovação no setor público, cidades inteligentes e sustentáveis e os desafios de Teresina, a partir da perspectiva do dia a dia dos servidores públicos e colaboradores das diferentes secretarias e órgãos municipais.
Segundo a Coordenadora do CESU, Profa. Monique Menezes, docente do curso de Bacharelado em Ciência Política e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política, Gestão Pública e Administração Pública da UFPI, o CESU é um laboratório urbano vivo que tem como objetivo geral pensar problemas urbanos complexos.
“Começamos nossas atividades em 2021. E nossas primeiras ações foram elaborar um diagnóstico sobre o ecossistema de Teresina; uma oficina com a sociedade civil em dezembro de 2021. Esse ano estamos focando em desenvolver o espírito de inovação entre os funcionários da PMT. Vamos ofertar um curso de curta duração gratuito sobre inovação no setor público e visitar algumas secretarias”, afirma, ressaltando que a oficina de hoje foi muito proveitosa, com um público bastante participativo e que foram utilizadas técnicas de design thinking.
O Coordenador do Espaço THEch, unidade vinculada à SEMDEC, José Bringel Filho, destacou que a oficina é o pontapé inicial da parceria com a UFPI, em prol da implantação e operacionalização do CESU, junto à estrutura física do Espaço THEch. “O CESU permitirá, no futuro, a realização de testes e a validação de negócios inovadores para a cidade de Teresina, as chamadas govtechs, sendo este o primeiro centro do tipo implantado no Brasil”.
Para mais informações, acesse a página do CESU Teresina.