Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana da UFPI realiza oficina para servidores da PMT
Início do conteúdo da página

Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana da UFPI realiza oficina para servidores da PMT

Imprimir
Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 16h09

O Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana (CESU Teresina), projeto piloto financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, vinculado ao Mestrado de Ciência Política da UFPI, realizou nesta sexta-feira (18), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), a oficina “Desafios das Cidades”.

WhatsApp Image 2022 03 18 at 12.58.39

Oficina foi realizada na manhã desta sexta-feira (18)

A atividade foi voltada para servidores do município e aconteceu no auditório do SEBRAE, das 8h às 12h. A proposta é abrir um diálogo sobre a inovação no setor público, cidades inteligentes e sustentáveis e os desafios de Teresina, a partir da perspectiva do dia a dia dos servidores públicos e colaboradores das diferentes secretarias e órgãos municipais.

Segundo a Coordenadora do CESU, Profa. Monique Menezes, docente do curso de Bacharelado em Ciência Política e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política, Gestão Pública e Administração Pública da UFPI, o CESU é um laboratório urbano vivo que tem como objetivo geral pensar problemas urbanos complexos. 

“Começamos nossas atividades em 2021. E nossas primeiras ações foram elaborar um diagnóstico sobre o ecossistema de Teresina; uma oficina com a sociedade civil em dezembro de 2021. Esse ano estamos focando em desenvolver o espírito de inovação entre os funcionários da PMT. Vamos ofertar um curso de curta duração gratuito sobre inovação no setor público e visitar algumas secretarias”, afirma, ressaltando que a oficina de hoje foi muito proveitosa, com um público bastante participativo e que foram utilizadas técnicas de design thinking.

O Coordenador do Espaço THEch, unidade vinculada à SEMDEC, José Bringel Filho, destacou que a oficina é o pontapé inicial da parceria com a UFPI, em prol da implantação e operacionalização do CESU, junto à estrutura física do Espaço THEch. “O CESU permitirá, no futuro, a realização de testes e a validação de negócios inovadores para a cidade de Teresina, as chamadas govtechs, sendo este o primeiro centro do tipo implantado no Brasil”.

Para mais informações, acesse a página do CESU Teresina.

Fim do conteúdo da página