Na tarde desta terça-feira (15), o Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, realizou a palestra “Mestrado e Doutorado Profissional – avanço na economia do país” ministrada pela Lydia Masako Ferreira, professora Titular da UNIFESP e Ex-Coordenadora Med III CAPES.
O evento foi organizado pela disciplina Políticas Públicas para Saúde da Mulher coordenada pela professora Lis Cardoso Marinho Medeiros. E teve o objetivo de mostrar aos novos ingressantes a importância do mestrado profissional na qualidade das práticas nos serviços de saúde.
Professora Titular da UNIFESP e Ex-Coordenadora Med III CAPES, Lydia Masako Ferreira
Lydia Masako explicou que o mestrado profissional tem o objetivo de contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. “Integra universidades, comunidade local e regional e setor produtivo, solucionando problemas e gerando e aplicando processos de inovação”.
De acordo Masako, o mestrado profissional é caracterizado pelo caráter multi, inter, transdisciplinar, inovador e com identidade própria. “Ele desenvolve habilidades e competências destinadas à análise de situações e resolução de problemas por meio da integração entre a geração do conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias e inovações”.
Quanto à questão de capacitação pessoal e setor produtivo e possibilidade de transformar o conhecimento gerado na universidade em bens para a sociedade, a palestrante explica que o mestrado profissional possibilita prática profissional e a transforma em procedimentos e processos inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas da sociedade.
“A diferença do mestrado profissional do acadêmico é a questão da identidade profissionalizante, pois o mestrado profissional é mais voltado para o desenvolvimento social e tecnológico, além de criar produtos, serviços e processos”, finaliza.
Estudantes participam de discussão sobre a importância da pós-graduação profissional e o avanço na economia do país