Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Egresso da UFPI é aprovado em seis programas de PhD com bolsas nos Estados Unidos

Última atualização em Terça, 15 de Março de 2022, 11h10

Isaque de Moura, egresso do curso de Bacharelado em Ciência Política e do Mestrado em Letras (Literatura) da UFPI, foi aprovado em 6 programas de PhD com bolsas nos Estados Unidos, todos na área de Literatura, após participar do processo de application internacional nas faculdades americanas.

Isaque de Moura

Isaque de Moura conseguiu aprovação em seis programas de PhD, todos com bolsas

Ele foi admitido nas seguintes universidades e programas: Boston University (Hispanic Languages & Literatures), University of Washington (Spanish and Portuguese Studies), University of Massachusetts Amherst (Hispanic Literatures and Linguistics), Arizona State University (Spanish), University of Connecticut (Literatures, Cultures, and Languages) e The University of Texas at Dallas (Literature).

“Assim que comecei o processo de application, conversei com meu orientador aqui na UFPI e decidi aplicar para 07 universidades nos EUA. Obtive 06 aprovações e estou bastante feliz, sobretudo pela oportunidade de dar continuidade aos meus estudos em instituições tão conceituadas e com bolsa integral. Sem dúvida, é um privilégio para mim”, avalia.

Dados de 2020 da Academic Ranking of World Universities, por exemplo, apontam que a University of Washington está entre as 3 melhores universidades públicas dos EUA. Já a Boston University é considerada uma das melhores universidades do mundo, admitindo em média apenas 3 estudantes por ano no programa de PhD do Departamento de Romance Studies, ao qual Moura foi admitido.

“De fato, não esperava ser aprovado como bolsista em tantas universidades, ainda mais estando ciente da complexidade e do nível de concorrência das seleções nos EUA. Optei pelo aceite de bolsa na Boston University, e inicio o PhD a partir do Fall 2022 (setembro). Nesse momento, estou organizando a minha documentação pessoal para emissão do visto”, afirma.

O egresso destaca a contribuição da UFPI para alcançar este resultado, uma vez que grande parte da sua formação foi realizada na Instituição, assim como suas principais incursões em pesquisa, além do apoio que recebeu dos professores, pois entre os requisitos para a application, foram exigidas cartas de recomendação de ex-professores e orientadores.

“Estou convencido de que o desenvolvimento de habilidades teóricas, o treinamento acadêmico que recebi e a dedicação dos professores em sala de aula não só me tornaram mais consciente dos desafios da investigação científica, mas também me permitiram compreender e reconhecer o pesquisador que um dia eu desejo me tornar”.

Segundo o Prof. Carlos André Pinheiro, orientador de Isaque durante o Mestrado em Letras da UFPI, o aluno sempre foi muito comprometido, inteligente, maduro e conectado com o tema de sua pesquisa.

“Os méritos dessa conquista se devem, antes de qualquer coisa, ao seu esforço e dedicação. Evidentemente, a aprovação do Isaque gera impactos de diferentes naturezas. Primeiro para o programa de pós-graduação, que tem a honra de ter mais um egresso atuando no exterior, contribuindo para a o processo de internacionalização da UFPI. Depois, para os seus pares, que podem tomá-lo como exemplo e ter a consciência de que também são capazes de obter grandes êxitos em sua vida acadêmica. E para mim, que tenho a honra de acompanhar um orientando trilhando caminhos muito sólidos e construindo uma belíssima formação profissional”, avalia Pinheiro.

Para os alunos que tenham interesse em participar de experiências de internacionalização, ele aconselha que leiam sobre os programas e requerimentos, estudem para os exames de proficiência (TOEFL, GRE etc.), pesquisem sobre as ofertas de bolsa nos sites das universidades.

“Cada instituição tem os seus próprios critérios de admissão, mas documentações como a carta de motivação (personal statement), os objetivos de pesquisa (statement of purpose) e as amostras de escrita (writing sample) são decididamente as peças mais importantes para uma application competitiva. Nesse sentido, tente responder com clareza e originalidade à seguinte questão: o que faz de você a escolha certa para a instituição que você deseja fazer parte?”.

Por fim, Moura recomenda que o candidato se prepare para a etapa de arguição. “Responda com segurança às questões do comitê de admissão, compartilhe suas experiências de pesquisa, demonstre parte de seus conhecimentos e habilidades. Enfim, seja autêntico. Viver também consiste nisso”.