O livro "Energia Solar Fotovoltaica no Piauí: Barreiras e Potencialidades", do Prof. Me. Albemerc Moura de Moraes, egresso da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi lançado no dia 16 de novembro durante o 8º Festival de Cultura de Oeiras, na Praça do Livro. O livro foi publicado pela editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) e tem como objetivo identificar as principais barreiras e potencialidades para a expansão do uso da energia solar fotovoltaica no Piauí.
Albemerc Moura de Moraes, autor do livro, é diretor do Instituto Piauí Solar e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), onde desenvolve pesquisas relacionadas às aplicações da tecnologia solar fotovoltaica, principalmente para o acesso à água em regiões semiáridas.
Livro "Energia Solar Fotovoltaica no Piauí: Barreiras e Potencialidades", do Prof. Me. Albemerc Moura de Moraes
Na oportunidade, foi realizado o evento simbólico de lançamento do livro na Comunidade Exu, onde foram desenvolvidos ações de difusão das energias renováveis e educação ambiental, por meio do Instituto Piauí Solar (IPS). No âmbito do Projeto "Sol e Água no Sertão", o IPS implantou em 2012 um sistema solar fotovoltaico de bombeamento de água destinado à irrigação comunitária de uma pequena área na Comunidade Exu. No ano de 2013, nessa mesma comunidade, o IPS com apoio de parceiros viabilizou a execução do projeto extensionista "Educação Ambiental Contextualizada no Semiárido Piauiense".
Energia Solar Fotovoltaica é uma fonte de energia renovável obtida pela conversão de energia luminosa em energia elétrica.