Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Bireme rumo à Ciência Aberta é tema de webinar organizado pelo NUEPES e UNA-SUS

Bireme rumo à Ciência Aberta é tema de webinar organizado pelo NUEPES e UNA-SUS

Última atualização em Sexta, 11 de Março de 2022, 13h42

WhatsApp_Image_2022-03-11_at_11.28.15.jpeg

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) da UFPI, promovem dia 14 de março, às 15 horas, o webinar “A Bireme rumo à Ciência aberta”. Para assistir acesse o link: https://bit.ly/3vCyQWv

O evento propõe uma reflexão sobre os princípios da ciência aberta traçando um paralelo com o movimento de acesso aberto e seus fundamentos, práticas e vantagens para a comunidade científica e a sociedade, ao mesmo tempo que vai mostrar as iniciativas por meio das quais a BIREME dá início à adoção de suas práticas em seus produtos e serviços.

A Coordenadora de Comunicação Científica e Institucional da BIREME/OPAS/ OMS, Lilian Calò será a ministrante do webinar. A pesquisadora fez pós-doutorado pela Fundação Humboldt, na Alemanha, e desenvolve pesquisa sobre ciência aberta, como um conceito que abrange vários movimentos que buscam a abertura de todo o ciclo da pesquisa, compartilhamento de recursos entre disciplinas e aumento da transparência em todas as suas etapas.

Mini Currículo

Lilian Calò é química pelo Instituto de Química da USP e doutora em Bioquímica pela mesma instituição. Após concluir seus estudos, foi docente e pesquisadora no Departamento de Bioquímica do IQ-USP, onde estudou os efeitos de radicais livres em mutagênese e carcinogênese. Trabalhou na iniciativa privada como química industrial e atualmente é Coordenadora de Comunicação Científica na BIREME/OPAS/OMS.