Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Livro reúne artigos de estudantes de Direito da UFPI na Iniciação Científica

Livro reúne artigos de estudantes de Direito da UFPI na Iniciação Científica

Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2022, 09h46

WhatsApp_Image_2022-03-10_at_15.14.20.jpeg

Os Professores da UFPI, Deborah Dettmam e Nelson Juliano ao lado de alunos de iniciação científica que produziram livro

Com orientação dos Professores da UFPI, Deborah Dettmam e Nelson Juliano, dez estudantes do Curso de Direito lançaram no dia 9 de março o livro “Estudos de História Constitucional do Brasil” como resultado de pesquisa desenvolvida na iniciação científica.

A obra, que resulta em uma coletânea de artigos, desenvolve pesquisas sobre a história constitucional do Brasil, comparando diversos elementos do núcleo essencial de todas as constituições brasileiras, de 1824 a 1988. No livro, temas como processo legislativo, separação de poderes, organização do estado, dentre outros, foram abordados em perspectiva histórica e comparativa a fim de dar uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento de diversas categorias constitucionais no decorrer da história brasileira.

Organizadora da obra, ao lado do Prof. Nelson Juliano, Deborah Dettmam destaca a relevância do lançamento. “A iniciativa demonstra a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e do Programa de Iniciação Científica Voluntária, administrados pela PROPESQI, para preparar e incentivar o surgimento de novos pesquisadores, além de qualificar a formação do jurista”, afirmou.

Em nome da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), a Coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, Professora Keylla Urtiga, parabeniza os docentes e pesquisadores da iniciação científica pelo lançamento do livro. “Certamente, os alunos que participam dos programas de iniciação científica e/ ou tecnológica possuem um diferencial nos currículos que ajudarão a ingressar em programas de pós-graduação no futuro e, portanto, evoluir no caminho da ciência”, afirmou.

Ainda de acordo com a Profa. Keylla Urtiga, a PROPESQI publicará este ano um livro que reúne os trabalhos premiados ao longo dos 30 anos de Iniciação Científica na UFPI. “É uma edição que celebra esse marco temporal tão emblemático nos 50 anos de história da Universidade”, finalizou.