Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza preparativos para o III Seminário do ENADE

UFPI realiza preparativos para o III Seminário do ENADE

Última atualização em Terça, 08 de Março de 2022, 16h16

Com o objetivo de avaliar os cursos de graduação e fomentar as práticas de aprendizagem em sala de aula, anualmente acontece o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Nesse sentido, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) intensificará as orientações dirigidas aos coordenadores de curso de graduação e prepara mais ações para o mês de maio, como o III Seminário do ENADE e o lançamento do Guia de Boas Práticas, um manual com informações, reflexões e indicações de operacionalidade do processo.

De acordo com a portaria 41 deste ano do Inep, serão avaliados os seguintes cursos de bacharelado na Universidade: Administração, Administração Pública (CEAD/UFPI), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Hab. Jornalismo, Direito e Serviço Social. Atualmente, a Instituição conta com nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação que tem 5 como valor máximo, depende do ciclo avaliativo do ENADE.

ednanascimento-2.jpg

Coordenadora de Avaliação e Estatística (CAE/Proplan), Profa. Edna Magalhães

“A meta agora é atingir a nota 5, por isso que a nossa campanha busca a excelência”, ressalta a Coordenadora de Avaliação e Estatística (CAE/Proplan), Profa. Edna Magalhães.

A Profa. Edna ainda frisa que o exame não só é importante para a Universidade, mas sobretudo aos alunos. “A nota do exame é um critério que atualmente está sendo muito solicitado no mercado de trabalho, então os cursos que conquistam boas notas oferecem melhores oportunidades a seus estudantes posteriormente”, disse.

Assim, o ciclo de palestras que antecipa a edição 2022 do ENADE tem a tarefa de estimular uma cultura de avaliação, mobilizar os alunos e apresentar o Guia de Boas Práticas. “A nossa ideia com esse documento é divulgar um material que promova o desenvolvimento e a melhoria dos cursos de graduação. Além disso, socializar práticas exitosas implementadas pela UFPI e em outras instituições”, afirmou a Profa. Edna Magalhães.

Em breve, uma nova portaria será divulgada pelo Inep com a apresentação das diretrizes e a data para a realização da prova.

No site da Proplan encontra-se disponível um guia que responde perguntas frequentes sobre o ENADE. Confira aqui