Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > V Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da UFPI acontece de 22 a 25 de março

Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 16h22

capa_programacao.png

O V Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da UFPI será realizado entre os dias 22 a 25 de março. As apresentações acontecerão de forma remota e contarão com a participação de palestrantes nacionais e de pesquisadores vinculados aos PPGs da Universidade. Haverá mesas de discussão, palestras sobre o sistema nacional de bolsas de pós-graduação no País e workshop sobre preenchimento da plataforma sucupira e site dos ppgs. As atividades serão realizadas na Plataforma Zoom e parte da programação será transmitida pelo Canal da UFPI TV no You Tube.

O Seminário é um evento de natureza acadêmica voltado para o planejamento, socialização de experiências e avaliação sistemática dos Programas de Pós-Graduação. Na oportunidade, também serão apresentados os pontos fortes e as dificuldades enfrentadas pelos PPGs no ano de 2021, antes do preenchimento da Plataforma Sucupira e envio dos dados para a CAPES, instituição que fomenta a Pós-Graduação no Brasil.

As apresentações serão divididas em três grandes colégios: Ciências da Vida; Humanidades e Ciências Exatas; Tecnológicas e Multidisciplinar; além dos Mestrados Profissionais.

“O diferencial dessa edição é que as apresentações terão foco nos  destaques (pontos fortes e fracos), planejamento estratégico (metas a curto, médio e longo prazo), além da produção científica e tecnológica no ano de 2021, enquanto o relatório completo será enviado com antecedência para que os integrantes do comitê possam ler e dar sugestões após as exposições orais de cada participante. Essa é uma forma de agilizar e tornar o seminário mais dinâmico, pois, assim, teremos mais tempo para discutir e tirar dúvidas", explicou Regilda Moreira-Araújo, Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação.

"Essa também é uma oportunidade para que os alunos se envolvam e aprendam mais sobre a Pós-Graduação, sobre os requisitos da CAPES e sobre a importância do despenho dos discentes para manter e melhorar a qualidade dos Programas e, consequentemente, o conceito na avaliação da CAPES", continuou a pró-reitora.

Palestra com o coordenador-geral de Desenvolvimento Setorial e Institucional da Capes

No último dia do V Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da UFPI, vai acontecer uma palestra sobre o Sistema de Bolsas de Pós-Graduação no País, ministrada pelo professor Lucas Resende Salviano, que é o coordenador-geral de Desenvolvimento Setorial e Institucional da Capes (CGSI/CAPES), além de uma oficina que vai auxiliar sobre a forma adequada do preenchimento da Plataforma Sucupira.

“O Prof. Lucas Salviano é quem administra a parte das bolsas e vai ser muito importante ter a participação dele, pois vai poder esclarecer os critérios e responder outros  questionamentos sobre as políticas de bolsas da CAPES. Temos recebido muitas bolsas, inclusive tem programas que ainda não possuem alunos para preenchê-las. É sempre bom saber desses critérios e tirar dúvidas para cada vez mais podermos contemplar mais alunos”, finalizou.

Confira a programação completa.

Para acompanhar a solenidade de abertura, clique aqui.

Link da Mesa de Discussão: Parâmetros de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação do Brasil, no dia 22/03, às 14h

O link da palestra "Sistema de Bolsas de Pós-Graduação no País" também está disponível, clique aqui