Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI recebe 93 residentes para 36 residências médica, multiprofissional e uniprofissional

Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 12h00

residentes20221hu-7.jpg

Lucas Ribeiro de Araújo é novo residente em Cardiologia no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. Natural de Parnaíba, ele é egresso da UFPI e vai realizar o sonho de ser cardiologista numa Instituição com qualidade reconhecida “Aqui é referência de saúde no estado e estão os melhores profissionais. Aprendendo com os melhores e tendo uma boa formação, teremos uma boa inserção no mercado de trabalho assim que sairmos daqui”, destacou.

residentes20221hu-22.jpg

Lucas Ribeiro de Araújo, residente em Cardiologia no HU-UFPI

O Lucas divide o sonho da residência com mais 92 residentes aprovados em 36 residências médica, multiprofissional e uniprofissional. Os novos residentes foram recepcionados na manhã de hoje (03) em solenidade que integra a programação da Semana de Integração das Residências em Saúde da Universidade Federal do Piauí – 2022.

Representando o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes, na solenidade, o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, celebrou a chegada dos residentes e destacou a qualidade das residências. “Eles sairão daqui mais bem preparados para o mercado de trabalho. Tenho certeza que alguns virão para cá para se tornar professores, preceptores. Queremos que eles sintam que estão num hospital seu, onde poderão aprender, se qualificar e continuar suas vidas profissionais, já que são médicos”, frisou.

residentes20221hu-16.jpg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Para o Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes, a recepção dos residentes é um dos momentos mais importantes do calendário acadêmico do HU. “Ter um hospital aqui no Piauí com excelência tanto na assistência quanto na formação dos profissionais e dar boas-vindas a todo esse grupo de pessoas e de profissionais que são razão de existência do hospital é um dia solene e de muita honra”, ressaltou.

residentes20221hu-24.jpg

Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes

Homenagem – Durante a solenidade, os professores Antônio de Deus Filho, Gevina da Silva Pinheiro, José Salomão Budaruíche, Maria das Graças Motta e Bona e Maria do Socorro Teixeira Moreira foram homenageados pela contribuição à medicina e à Instituição e atuação inspiradora na docência.

residentes20221hu-15.jpg

O professor José Salomão Budaruíche lembrou com gratidão os mais de 40 anos dedicados à docência. “Foi uma época de entrega. Vivemos momentos difíceis, atravessamos gerações, não apenas gerações de natureza biológica ou cronológica, mas geração, inclusive, de tecnologia. Começamos a dar aula com giz, quadro-negro e esponja e hoje temos a tecnologia de aulas on-line. Isso é muito gratificante e só faz a gente crescer”, salientou.

residentes20221hu-10.jpg

Professor José Salomão Budaruíche

O Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes, disse que é gratificante homenagear os professores que construíram e ajudaram a formar o conceito de que a medicina do Piauí é a de mais validação e reconhecimento entre muitas do País. “Nosso grupo de gestores teve a ideia de pegar professores que se aposentaram ou que estão prestes a se aposentar e transformar esse momento da aposentadoria em um momento solene, em que a UFPI, a instituição que mudou a história do Piauí, diz a esses profissionais: muito obrigado!”, frisou.