Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa de Pós-Graduação em Química terá primeira defesa em inglês

Programa de Pós-Graduação em Química terá primeira defesa em inglês

Última atualização em Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 12h45

WhatsApp_Image_2022-02-23_at_11.08.20.jpeg

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza nesta quinta-feira (24/02) às 14 horas a primeira defesa de tese totalmente em inglês. A tese desenvolvida pela aluna Antônia Laíres da Silva Santos, com orientação da Profa. Chistiane Mendes Feitosa, aborda a Caracterização Química e a propriedade larvicida dos óleos essenciais de Syzygium aromaticum (Myrtaceae) e Ocimum gratissimum (Limiaceae) contra o Aedes aegypti. A apresentação ocorrerá de forma remota através do google meet.

WhatsApp_Image_2022-02-23_at_11.12.49_1.jpeg

A doutoranda vem trabalhando na tese há 5 anos e recentemente decidiu defender seu trabalho na língua inglesa devido à presença do Prof. Kais Mnafgui, examinador da Tunísia que irá compor a banca. A assessoria internacional da UFPI está proporcionando orientação e disponibilizou um tradutor para acompanhar toda defesa.

A coordenação do PPGQ destaca a preocupação em buscar e fortalecer a internacionalização do programa para impulsionar a carreira dos alunos e elevar a nota do PPG na CAPES, que atualmente é 4. Desse modo, a defesa da tese em outros idiomas e a participações de membros de outros países é um diferencial.

“A busca por apoio na internacionalização sempre existiu, e com o suporte da assessoria internacional da UFPI, que promoveu o auxílio necessário para a aluna, teremos as condições ideais para expandir as relações internacionais.” afirmou Edivan Vieira, coordenador do PPGQ.

A banca examinadora também contará com a presença do Prof. José Fernando Ruggiero Bachega (UFCSPA), Profa. Veruska Cavalcanti Barros (UFPI) e Prof. Francisco da Chagas Lima (UESPI), além das suplentes Profa. Antônia Maria das Graças Lopes Citó e Profa. Mariana Helena Chaves.

O Programa de Pós-Graduação em Química do Centro de Ciências da Natureza (CCN) foi fundado em 2017, e esta será a 23ª defesa de tese apresentada.

O trabalho apresenta como principal objetivo a extração de óleos essenciais (OEs) das espécies: Ocimun grantissimun (Lamiaceae) e Syzygium aromaticum (Myrtaceae), e avaliação dos seus componentes ativos frente ao Aedes aegypti durante a procura do hospedeiro humano.

WhatsApp_Image_2022-02-23_at_11.12.48_1.jpeg