Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projetos de Programas de Pós-Graduação da UFPI são contemplados em Edital da Fapepi/CAPES de desenvolvimento da Região Semiárida
Início do conteúdo da página

Projetos de Programas de Pós-Graduação da UFPI são contemplados em Edital da Fapepi/CAPES de desenvolvimento da Região Semiárida

Imprimir
Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 17h07

Três projetos de Programas de Pós-Graduação da UFPI foram contemplados no Edital do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Apoio ao Desenvolvimento da Região Semiárida Brasileira, uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, é a primeira vez que a UFPI consegue financiamento deste Edital. Foram contemplados os Programas de Pós-Graduação em Zootecnia Tropical, em Ciências Agrárias e em Ciência e Engenharia dos Materiais, nas áreas de estratégia/temática: Biotecnologia no Semiárido e Agroindústria no Semiárido.

“Foram enviados para a PRPG os pré-projetos, 5 propostas de grupos da Pós-Graduação, e os indicamos para participarem da oficina realizada pela Fapepi para construção das propostas a serem submetidas pela Fapepi ao Edital. Após a avaliação da Comissão, três projetos foram selecionados e serão contemplados com o auxílio financeiro para a realização das pesquisas. Ficamos muito felizes com isso e também em podermos estimular os grupos a submeterem propostas que irão contribuir para o desenvolvimento da região semiárida brasileira”, afirma a Pró-Reitora, que destaca, ainda, a importância dos acordos que a Fapepi tem desenvolvido junto à CAPES na elaboração de editais que auxiliam no desenvolvimento das pesquisas.

O Presidente da Fapepi, Antônio Cardoso do Amaral, explica que se trata de um edital do programa de parcerias estratégicas entre a CAPES e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). “A Fapepi como parte do CONFAP foi quem atravessou o edital, que tem como objetivo beneficiar com bolsas e auxílio de custeio os programas localizados na região do semiárido do Piauí. Fomos agraciados com três propostas aprovadas e a Fapepi entrará com o custeio para realização das pesquisas e execução dos projetos dos programas contemplados, contribuindo, assim, para a diminuição das assimetrias entre as regiões a nível de pesquisas”, avalia.

O Prof. Rômulo José Vieira, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Tropical, coordenador do projeto aprovado, intitulado “Bioprospecção de meios para produção in vitro de embriões caprinos e ovinos: uma necessidade biotecnológica para o semiárido piauiense”, ressalta que o projeto visa desenvolver meios alternativos e processos para otimização das etapas de maturação, fertilização e cultivo in vitro de embriões caprinos e ovinos.

“Os procedimentos serão executados no setor de Reprodução Animal da UFPI. Espera-se obter eficientes meios para cada etapa da produção in vitro de embriões caprinos e ovinos. Isso proporcionará avanços consideráveis na área de biotécnicas reprodutivas em pequenos ruminantes, uma vez que estudos nesse campo são carentes de pesquisas, o que inviabiliza a técnica quando comparado com a espécie bovina, já bem mais desenvolvida”, destaca o pesquisador.

Vieira menciona, ainda, que além da grande contribuição científica para o desenvolvimento da caprinoovinocultura no Piauí, esse projeto ainda possibilitará duas bolsas para o mestrado, duas para o doutorado e três para o pós-doutorado, permitindo assim, a qualificação de sete profissionais nos três níveis.

Fim do conteúdo da página