Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do lançamento das comemorações de 200 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil

Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 16h01

DSC_0076.jpg

Foi realizada nesta terça-feira (22), no Palácio de Karnak em Teresina, o lançamento da programação que celebra os 200 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil. O Reitor Gildásio Guedes esteve presente ao evento. O ato solene foi conduzido pelo Governador Wellington Dias. A UFPI é umas das instituições que integram a comissão organizadora da programação de eventos dos 200 anos.

DSC_0081.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

“A UFPI se sente honrada em participar, porque temos o compromisso com a afirmação da trajetória do povo piauiense”, afirmou o reitor.

A comemoração de 200 anos de adesão do estado à independência do Brasil tem objetivo de realizar um resgate histórico de momentos fundamentais que demonstram a bravura do povo piauiense nesse processo. As homenagens irão celebrar também personalidades piauienses, com atuação destacada ao longo da história. A programação terá duração de 1 ano e inicia no dia 13 de março com peças comemorativas, lançamento de livros, filmes, eventos em cidades históricas, como Campo Maior, Oeiras e Parnaíba, entre outras atividades.

Ao lado da UFPI, a comissão organizadora também é composta pela Secretaria Estadual de Cultura, Academia Piauiense de Letras, Universidade Estadual do Piauí e Instituto Federal do Piauí, entre outros órgãos. O Superintendente de Comunicação da UFPI, Prof. Fenelon Rocha, representa a UFPI na comissão dos 200 anos, levando colaborações da Universidade para engrandecer a programação do evento.

DSC_0088_copy_copy.jpg

Governador Wellington Dias em sua fala oficial durante a solenidade

Em sua fala, Wellington Dias ressaltou a alegria em realizar o evento. “Temos que ter orgulho dos nossos acontecimentos passados, para assim não repetir determinadas ações e construir um futuro melhor”, disse o governador.

Durante a cerimônia, também estiveram presentes o coordenador da Comissão do Bicentenário e Professor da UFPI, Nelson Nery Costa; o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho; o Secretário Municipal de Planejamento e representando o prefeito de Teresina, João Henrique de Almeida Sousa; além de representantes de instituições de ensino, gestores e autoridades estaduais.