Evento foi realizado para orientar os colaboradores
Em uma parceria dos Restaurantes Universitários (RUs) com o Departamento do Curso de Nutrição, os funcionários dos RUs do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, participam durante esta semana de treinamentos em preparação ao futuro retorno do serviço. A atividade aborda o conhecimento de normas higiênico-sanitárias em relação à covid-19, apresenta orientações para manipulação segura de comida e contribui para a formação continuada dos manipuladores de alimentos. Os RUs da UFPI ainda não têm data de reabertura.
O treinamento contínuo de boas práticas de produção é importante e obrigatório, segundo a normatização da Vigilância Sanitária. Por conta da pandemia do coronavírus, essa preparação se torna ainda mais necessária, para evitar a contaminação entre os servidores e os usuários dos Restaurantes.
Dentre outras recomendações, o treinamento destacou o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), bem como a manutenção do distanciamento social. “Estamos buscando direcionar toda a logística de funcionamento, desde as etapas de produção, até a recepção dos alunos”, explica Poliana Viola, professora orientadora do curso de Nutrição e uma das responsáveis pelo treinamento.
Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) são obrigatórios
A coordenadora dos RUs, Sueli Lima, destacou as medidas adotadas para garantir o retorno seguro das atividades. Foram instaladas barreiras de acrílico, dispenser de álcool em gel, além de sinalizações para organização do fluxo de pessoas nas filas e no interior dos restaurantes. Além disso, também será realizado o controle de temperatura para ingresso nos ambientes. “Com o objetivo de atender mais alunos, iremos estender o horário de funcionamento para até as 14h”, pontuou a coordenadora.
Qualificação ocorrerá com caloboradores dos restaurantes de Teresina
Também estiveram presentes no treinamento a chefe da Divisão de Produção dos RUs, Camila Revoredo, as nutricionistas de produção Edilayane Sena e Ana Cláudia Moura, e estagiários do curso de Nutrição da UFPI. Para evitar a aglomeração, os colaboradores foram divididos em três grupos para assistirem às palestras. A qualificação segue até dia 24 de fevereiro para os demais servidores do RU.