Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colaboradores dos RUs participam de treinamento em manipulação de alimentos em tempos de pandemia

Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 14h42

Foto capa

Evento foi realizado para orientar os colaboradores

Em uma parceria dos Restaurantes Universitários (RUs) com o Departamento do Curso de Nutrição, os funcionários dos RUs do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, participam durante esta semana de treinamentos em preparação ao futuro retorno do serviço. A atividade aborda o conhecimento de normas higiênico-sanitárias em relação à covid-19, apresenta orientações para manipulação segura de comida e contribui para a formação continuada dos manipuladores de alimentos. Os RUs da UFPI ainda não têm data de reabertura.

O treinamento contínuo de boas práticas de produção é importante e obrigatório, segundo a normatização da Vigilância Sanitária. Por conta da pandemia do coronavírus, essa preparação se torna ainda mais necessária, para evitar a contaminação entre os servidores e os usuários dos Restaurantes.

Dentre outras recomendações, o treinamento destacou o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), bem como a manutenção do distanciamento social. “Estamos buscando direcionar toda a logística de funcionamento, desde as etapas de produção, até a recepção dos alunos”, explica Poliana Viola, professora orientadora do curso de Nutrição e uma das responsáveis pelo treinamento.

Foto 2Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) são obrigatórios

A coordenadora dos RUs, Sueli Lima, destacou as medidas adotadas para garantir o retorno seguro das atividades. Foram instaladas barreiras de acrílico, dispenser de álcool em gel, além de sinalizações para organização do fluxo de pessoas nas filas e no interior dos restaurantes. Além disso, também será realizado o controle de temperatura para ingresso nos ambientes. “Com o objetivo de atender mais alunos, iremos estender o horário de funcionamento para até as 14h”, pontuou a coordenadora.

Qualificação ocorrerá com caloboradores dos restaurantes de Teresina

Também estiveram presentes no treinamento a chefe da Divisão de Produção dos RUs, Camila Revoredo, as nutricionistas de produção Edilayane Sena e Ana Cláudia Moura, e estagiários do curso de Nutrição da UFPI. Para evitar a aglomeração, os colaboradores foram divididos em três grupos para assistirem às palestras. A qualificação segue até dia 24 de fevereiro para os demais servidores do RU.