Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Agendamento de empréstimos de livros nas Bibliotecas Setoriais inicia nesta segunda (21) via SIGAA

Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 15h39

image00003 copy copy copy copy

Bibliotecas setoriais da UFPI irão disponibilizar até 17 agendamentos diários - Foto: Biblioteca do CCE

As bibliotecas setoriais de Teresina e dos campi do interior darão início ao trabalho de agendamento online para empréstimos de livros nesta segunda-feira, dia 21 de fevereiro. Os agendamentos serão feitos pelo SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) e são para o horário da manhã, entre 8h30h às 11h48.

Cada biblioteca atenderá 17 agendamentos por dia. O usuário terá 12 minutos para retirar os livros, podendo realizar apenas 1 (um) agendamento por dia e por biblioteca. Os agendamentos só podem ser realizados com no mínimo 1 ou no máximo 3 dias de antecedência. Além disso, cada agendamento pode conter de 3 a 4 livros, de acordo com seu vínculo.

Não precisa de agendamento para efetuar devoluções, sejam de materiais emprestados por agendamento ou antes da pandemia. Os empréstimos anteriores à pandemia continuam sendo prorrogados e as multas suspensas.

Após devolução, os livros ficarão de quarentena por 7 dias, para depois serem disponibilizados para novos empréstimos. Os alunos devem apresentar identificação e os empréstimos não poderão ser feito por terceiros.

A Biblioteca Comunitária continua em reforma e não está realizando empréstimos. Os espaços de estudos também ainda não estão liberados. Após reformas em andamento, a Biblioteca Central e a unidade do Centro de Ciências da Saúde (CCS) passarão a oferecer os agendamentos, com previsão para abril. A biblioteca do Campus de Bom Jesus não vai aderir ao sistema de agendamento agora por conta da baixa demanda.

Confira todas as informações sobre os empréstimos aqui

Retorno da permanência do público nas bibliotecas - Posteriormente, as bibliotecas planejam o retorno das atividades presenciais para receber os estudantes com a finalidade de estudo em suas dependências. Contudo, esse retorno depende dos indicadores da pandemia e de recomendações do Comitê Gestor de Crise (CGC) da UFPI.

“Temos consciência do importante papel social e acadêmico das bibliotecas em nossa comunidade, em especial, para nossos alunos e alunas, por isso, estamos trabalhando incessantemente para oferecer serviços de boa qualidade e para abertura dos empréstimos que tanto a comunidade ufpiana deseja”, finalizou.