Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Liga Acadêmica de Saúde Digital da UFPI promove primeiro evento
Início do conteúdo da página

Liga Acadêmica de Saúde Digital da UFPI promove primeiro evento

Imprimir
Última atualização em Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 19h45

WhatsApp_Image_2022-02-07_at_19.18.56.jpeg

É cada vez mais notável a necessidade da educação em mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem em saúde, pensando neste assunto que impacta experiências de usuários em geral nos serviços de saúde que a Liga Acadêmica de Saúde Digital (LASD) da UFPI realizará na próxima terça-feira (15), às 19 horas, pelo canal do YouTube, a palestra “A importância do ensino da Saúde Digital para graduação das áreas da saúde”.

O Evento será ministrado pelo professor Luiz Roberto de Oliveira, coordenador do Núcleo Técnico Científico do Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes e da UNA-SUS/MS/CE, com mediação da presidente da liga e aluna do quarto período de Medicina, Sabrina Ruthiele Santos.

“Com o avanço significativo da tecnologia nos últimos tempos, o seu uso tornou-se indispensável em diversas áreas, inclusive na área da saúde. Nesse cenário, surge o contexto da Saúde Digital, cuja ideia consiste em promover a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) por profissionais da saúde em seu cotidiano de trabalho, com o intuito de possibilitar melhorias na qualidade do atendimento aos pacientes e no monitoramento da saúde da população, dentre outras vantagens. Diante disso, para a consolidação das práticas em Saúde Digital são necessários profissionais capacitados para realizá-las, o que evidencia a importância do ensino desse tema para futuros profissionais da saúde durante a graduação”, explicou Sabrina Ruthiele Santos.

Na ocasião, acontecerá o lançamento e apresentação dos membros da Liga Acadêmica LASD para a comunidade da UFPI.

A liga é um projeto destinado à aprendizagem do uso das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) e suas aplicações na área da saúde, com ênfase nas subáreas de Sistemas de Informação em Saúde, Telessaúde e Telemedicina, Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e Registro Eletrônico de Saúde (RES) e Sistemas de Apoio à Decisão (SAD).

“A LASD surge em um momento importante, em que as tecnologias estão cada vez mais alinhadas à saúde, e quem vai ser beneficiado além dos discentes, será a sociedade, pois terá assistência de profissionais da saúde atualizados em Saúde Digital”, disse José Alberto Lima Carneiro, estudante de Enfermagem e membro da liga.

A LASD foi formada em dezembro de 2012, é formada por oito acadêmicos do curso de Medicina e Enfermagem e vinculada ao departamento de Biofísica e Fisiologia da UFPI, sob coordenação da professora Lis Cardoso Marinho Medeiros e presidência da discente Sabrina Ruthiele Santos. A Liga também tem seu surgimento vinculado ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES).

Confira o folder da LASD.

Fim do conteúdo da página