Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CAPES analisa proposta de implantação do doutorado em Enfermagem da UFPI

CAPES analisa proposta de implantação do doutorado em Enfermagem da UFPI

A administração superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu, na manhã desta quarta-feira (13), no Salão Nobre da Reitoria, representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A visita faz parte da diligência realizada pela CAPES para avaliar a proposição de implantação do doutorado em Enfermagem da UFPI.

Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira (centro), Prof. Dr. Helder Nunes Cunha e Prof.ª  Me. Denise Munari

Presentes na reunião, representando a administração superior da UFPI, a Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, vice-reitora da UFPI; Prof. Dr. Helder Nunes Cunha, pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação; Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz Mendes, diretora do Centro de Ciências da Saúde; Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Figueiredo, chefe do Departamento de Enfermagem; professoras do curso, e as representantes da CAPES , professoras Me. Denise Munari e Dr.ª Tânia Chianca.

O objetivo da diligência realizada pela CAPES  é analisar in loco condições de infraestrutura e o compromisso da instituição proponente à implantação do programa de doutorado. Após a diligência, os representantes irão produzir um relatório que será encaminhado ao Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES para avaliação da proposta.

Denise Munari destacou o empenho dos representantes da UFPI para a implantação do projeto. "Viemos com a perspectiva de alinhar o projeto, para potencializar o que já existe de muito bom. Entendemos que o corpo docente é competente e que tem condições de bancar uma proposta de doutorado. Alinhando os aspectos da proposta, nós acreditamos que não haverá problemas para a aprovação do projeto", afirmou.

A vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, ressaltou a evolução e o amadurecimento das produções realizadas pelo programa de pós-graduação em Enfermagem. "A pós-graduação em Enfermagem vem se consolidando com o programa de mestrado. Houve um crescimento na produção científica, e isso mostra o compromisso e o amadurecimento do grupo em caminhar na perspectiva do doutorado. Foi relizado um grande investimento nesse sentido, tanto dos professores e alunos da Enfermagem quanto da administração superior da UFPI", afirmou.

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf)

Implantado em 2007, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) oferece, por processo seletivo, 20 vagas para o mestrado; sendo 18 para comunidade em geral e 02 institucionais - destinadas à capacitação do corpo docente. Devido à qualidade do ensino e por ser a única instituição no Piauí a oferecer pós-graduação stricto sensu específica na área de Enfermagem, a procura pelo programa é bastante significativa. E contará em breve com prédio próprio. O PPGEnf/UFPI possui duas linhas de pesquisa: Políticas e Práticas Sócio-Educativas de Enfermagem e Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem.