Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Sanitização: PREUNI inaugura serviço online de abertura de chamados pelo SINAPSE

Última atualização em Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 13h59

Com o retorno às aulas, a Universidade Federal do Piauí fortalece as ações para garantir a saúde e a segurança da comunidade acadêmica, com o intuito de barrar o avanço da contaminação por Covid-19. Nesse sentido, a Prefeitura Universitária (PREUNI) acrescentou o serviço de sanitização ao Catálogo de Serviços da UFPI, disponível eletronicamente no Sistema Integrado de Acompanhamento de Projetos e Serviços - SINAPSE (https://sinapse.ufpi.br).

sanitização preuni

Para agilizar o atendimento desse tipo de demanda, a partir desta segunda-feira, dia 07 de fevereiro, o serviço deverá ser solicitado, exclusivamente, pelo SINAPSE. Para abrir um chamado basta clicar para o serviço de Sanitização disponível no Catálogo de Serviços da Prefeitura Universitária: Serviços Elétricos, Hidráulicos e de Instalações (PREUNI).

sanitização preuni 2

O processo de sanitização é feito em todos os locais em que uma pessoa que tenha contraído coronavírus tenha circulado na unidade em que atua. O Protocolo de Biossegurança da UFPI estabelece que sejam cumpridos três dias de isolamento do espaço para sanitização.

Para realizar a limpeza, primeiro a equipe higieniza com álcool 70% os computadores, impressoras e outros eletrônicos. Em seguida, um servente de limpeza interna entra nos locais a serem sanitizados com vestimentas apropriadas e com uma bomba cheia de produto sanitizante, que consiste em um cloro concentrado, e vai aplicando a substância desinfetante em todo o local.

Desde novembro de 2020, a UFPI dispõe de itens necessários para adaptação gradual de seus espaços à nova realidade da Covid e à necessidade dos cursos no retorno às aulas, trabalhando na instalação de totens e dispensers com álcool em gel nos corredores, nas entradas de salas de aula, de laboratórios e nos acessos aos espaços administrativos para facilitar a higienização das mãos. Além de pias fixas e lavatórios móveis, equipados com água, sabão líquido e papel toalha.

As adaptações incluem também a disponibilização de tapetes sanitizantes, como também a instalação de divisórias de acrílico para reforçar a separação entre servidores e o público em setores administrativos, e em salas de coordenação de cursos.