Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > STI informa alternativas para gravação de reuniões e aulas na plataforma Google Meet
Início do conteúdo da página

STI informa alternativas para gravação de reuniões e aulas na plataforma Google Meet

Imprimir
Última atualização em Sexta, 04 de Fevereiro de 2022, 10h12

A Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Piauí reforça à comunidade acadêmica que o recurso de gravação e armazenamento em nuvem de reuniões/aulas da plataforma Google Meet está desativado das contas de e-mail institucional da UFPI desde o dia 10 de janeiro de 2022, conforme comunicado publicado pela empresa Google e divulgado na UFPI por meio de matéria publicada na página da Instituição e também, através do Memorando Circular Nº 11/2022 – STI. 

Para auxiliar a comunidade acadêmica no acesso a alternativas para gravar reuniões realizadas no Google Meet, a Superintendência de Tecnologia da Informação juntamente com a Superintendência de Comunicação Social (SCS) apresentam opções de softwares gratuitos que permitem contornar a desativação das gravações na plataforma Google, como o CamStudio, o Xbox Game Bar (integrado ao Windows 10) e o Captura de Tela (integrado ao MacOS).

Gravando a Tela do Computador:

1. CamStudio

É um programa gratuito que permite gravar todas as atividades e áudios do seu computador. O programa possibilita criar arquivos em vários formatos como AVI e MP4 e, por meio do seu Produtor SWF incorporado, permite produzir vídeos aptos para streaming no Youtube.

Clique na imagem para acessar o tutorial:

Tuto_CAM.png

2. Xbox Game Bar (Windows 10)

O Sistema Operacional Windows 10 é a primeira versão da Microsoft a possuir uma solução nativa que permite a gravação de tela e áudio do seu computador. Contudo, ele só funciona na janela ativa.

Clique na imagem para acessar o tutorial:

Tuto_Game_Bar.png

3. Captura de Tela (MacOS)

O Sistema Operacional MacOS, nas suas versões mais recentes, introduziu uma ferramenta que permite capturar a tela de forma fácil e simples, seja na forma de imagens ou de um vídeo.

Clique na imagem para acessar o tutorial:

Tuto_MAC.png

 

Outra opção é a utilização da plataforma de Web Conferência da RNP, contudo a ferramenta possui limite de gravações sendo mais indicada somente para reuniões de trabalho.

Atenção! A Superintendência de Tecnologia da Informação avisa que para garantir o acesso e o pleno funcionamento das ferramentas alternativas durante as reuniões/aulas é importante a realização de testes com antecedência para evitar imprevistos durante as reuniões/aulas.

Em caso de dúvidas sobre soluções alternativas para a gravação de reuniões/aulas, o usuário pode entrar em contato com a STI por meio do e-mail .

Fim do conteúdo da página