Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mutirão de Cirurgia de Hérnia é realizado no HU-UFPI

Mutirão de Cirurgia de Hérnia é realizado no HU-UFPI

Última atualização em Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 11h54

WhatsApp Image 2022 01 24 at 11.16.32

Mutirão no HU-UFPI operou cinco pacientes no último sábado

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou no sábado (22) mutirão de cirurgia de hérnia para pacientes do ambulatório. A ação contou com profissionais como cirurgiões, anestesistas e equipe de enfermagem.

O intuito do mutirão foi beneficiar os pacientes da rede SUS que aguardam por essa cirurgia, diminuindo, assim, o tempo de espera. Devido ao atual cenário de síndromes respiratórias, incluindo a Covid-19, estavam programados apenas oito pacientes para esse evento. Três não puderam fazer a cirurgia porque desenvolveram síndrome gripal.

As cirurgias tiveram uma média de duração de 01 hora, iniciando, dentro do horário previsto, às 07h e encerrando às 13h. Os beneficiados pelo procedimento eram pacientes que tiveram suas cirurgias geradas nos meses de outubro e novembro de 2021, com média de idade de 40 anos.

Segundo o coordenador da clínica cirúrgica do HU, o cirurgião Luiz Gustavo, o mutirão ocorreu dentro do esperado, não houve nenhuma intercorrência maior.

Outros mutirões estão sendo planejados para acontecerem ao longo de 2022, sempre aos sábados, atendendo uma maior média de pacientes, entre 10 a 15.