UFPI contrata professores para manter ensino de qualidade mesmo com fragmentação de turmas

portico_wide_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Com o intuito de garantir a oferta de disciplinas e manter a qualidade do ensino, mesmo com a fragmentação de disciplinas/turmas práticas para atender os protocolos de segurança contra a covid-19, a Universidade Federal do Piauí vem realizando a contratação de novos professores.

Na semana passada, 16 novos docentes tomaram posse na UFPI e, nessa terça-feira (18), mais 11 professores ingressaram na Instituição para atuar nos campi de Teresina, Bom Jesus e Floriano. O ingresso de número expressivo de professores é resultado da ação do reitor Gildásio Guedes, que determinou em setembro de 2021 a retomada das etapas do concurso dos docentes, com edital publicado ainda em 2019, mas que estava com fases suspensas.

Segundo dados da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), durante o ano de 2021 foram nomeados 30 docentes efetivos, 164 substitutos e 2 visitantes. Neste primeiro semestre de 2022, a previsão é de que sejam realizados novos concursos para professores. O objetivo é contemplar diversas áreas, a fim de suprir as demandas existentes. Além disso, a contratação dos novos profissionais visa atender também o formato de ensino híbrido, que se manterá no semestre 2021.2, com início em 7 de fevereiro.

“A partir do momento em que os códigos de vagas vão surgindo a partir de aposentadorias, exonerações, dentre outros, nós vamos repondo”, explica o Superintendente de Recursos Humanos, Isidro Fortaleza, ressaltando, ainda, que a demanda por professores substitutos em 2021 foi grande devido à pandemia da covid-19, que exigiu ampliação da carga horária docente em função da atividade remota.