Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Conselho Universitário aprova Protocolo Geral de Biossegurança para Retomada de Atividades Presenciais

Última atualização em Terça, 18 de Janeiro de 2022, 15h53

Em reunião extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (18), o Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal do Piauí aprovou o Protocolo Geral de Biossegurança para Retomada de Atividades Presenciais do semestre 2021.2, que inicia em 7 de fevereiro.

consun 2

Reunião do CONSUN aconteceu por vídeoconferência com transmissão pelo canal da UFPI no Youtube

O Protocolo Geral de Biossegurança auxiliará a melhor tomada de decisões para garantir que a retomada das atividades presenciais na UFPI, tanto para discentes, docentes, funcionários e demais colaboradores, seja feita de forma responsável e segura. Organizado pelo Comitê Gestor de Crise da UFPI (CGC), teve como base os documentos elaborados pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Instituições Federais de Ensino do Estado de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituições Federais de Ensino, seguindo as recomendações dos Ministérios da Educação e da Saúde.

A relatora, Profa. Carla Leite, explica que se trata de um plano geral e flexível, aberto a mudanças, o que permite a adequação ao cenário e às demandas que forem surgindo. Além disso, possibilita que as unidades tenham autonomia para redigirem um plano específico, mais detalhado e que atenda às suas necessidades, tendo liberdade de escolha da forma mais segura de realizarem as suas atividades.

O Plano contempla protocolos de atendimento ao público, organização das salas de aula, capacidade de ocupação, critérios de distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI’s), organização dos laboratórios, cuidados com os banheiros, Restaurantes Universitários, dentre outros. Além disso, estabelece procedimentos diante de casos suspeitos e confirmados de covid-19. O Protocolo recomenda, ainda, que a realização das atividades presenciais seja para professores, técnicos e alunos imunizados contra a covid-19. Para os não vacinados, sugere-se a apresentação do teste negativo de até 72h. “O Supremo Tribunal Federal ainda não definiu de forma coletiva a obrigatoriedade do passaporte de vacina, só a recomendação e o teste negativo de 72h”, destaca a relatora.

Viriato Campelo, vice-reitor e presidente da sessão, ressaltou que o retorno das atividades de forma segura e gradual segue de acordo com as circunstâncias encontradas na Universidade, em constante análise e debate pelo CGC da UFPI.

A versão final do Protocolo de Biossegurança está sendo finalizada para estar o mais breve possível disponível no site da UFPI.