Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > As ações da UFPI para o retorno presencial

As ações da UFPI para o retorno presencial

Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 09h23

Diante do avanço da vacinação e da redução do número de casos da COVID-19, no primeiro dia de setembro, o Reitor da UFPI, em atenção ao compromisso institucional com as atividades de ensino, solicitou à Pró-Reitoria de Planejamento-PROPLAN (memorando nº 56/2021, Identificador: 202494110), um relatório que apresentasse um estudo sobre a possibilidade de retorno às atividades presenciais no período de 2022/1 e sobre as condições necessárias para tal retorno, com vistas à elaboração de um planejamento sistematizado acerca da temática.

Buscando atender a demanda, a diretoria de Governança/PROPLAN, inicialmente  realizou reunião com os Pró-Reitores e o Presidente do Comitê Gestor de Crise e, no dia 15/09/2021, com os diretores das unidades de ensino (Centros, Campi e Colégios Técnicos), com o objetivo inicial de ouvi-los sobre o assunto (o que pensam sobre o retorno das atividades presenciais na UFPI, como deverá ser este retorno, as reais dificuldades e possibilidades de retorno e as condições mínimas necessárias para a sua concretude). As reuniões tinham, ainda, como objetivo provocar os gestores para ampliarem a discussão junto aos chefes de suas subunidades/setores, com o intuito de que cada Centro apresentasse sua proposta de retorno às aulas presenciais para o próximo ano, com base nas especificidades das suas unidades e considerando as dificuldades orçamentárias da UFPI.

Uma das deliberações emanadas dessas reuniões com os diretores foi a necessidade de, antes de acontecer o retorno presencial, acontecesse, primeiramente, o retorno dos técnicos administrativos de modo geral e dos docentes em cargos de comissão. Neste sentido, a Reitoria constituiu comissão, em 08/11/2021, contando com a representação do sindicato da categoria (Sintufpi), diretores e representantes da Administração Superior

Outra deliberação das reuniões foi a necessidade do retorno à resolução que normatizava a carga horária dos professores que vigorava antes da pandemia (Resolução 042/2018 Consun), tendo em vista que as resoluções que passaram a vigorar desde agosto de 2020, motivadas pelo estado de pandemia, diminuíram substancialmente a capacidade de oferta de disciplinas. Como resultado, muitas disciplinas deixaram de ser ofertadas, inclusive disciplinas teóricas, passando a demandar uma quantidade enorme de professores substitutos. Neste sentido, a reitoria constituiu uma comissão para elaborar uma minuta de resolução para tornar sem efeito as resoluções que reduziram o potencial de oferta de disciplinas.

Estas duas resoluções foram encaminhadas para a Secretaria dos Conselhos para fazer parte da pauta do Consun, as quais serão apreciadas na reunião de HOJE, dia 16/12/2021.

De posse das informações iniciais produzidas pelo estudo da Diretoria de Governança, no início de outubro, o Gabinete do Reitor decidiu constituir uma comissão para elaborar um documento que apresentasse uma proposta para o retorno às atividades presenciais no período de 2022/1. Neste sentido, os dois sindicatos foram comunicados, por meio de ofício, a indicar um representante para tal comissão. O Sintufpi enviou o nome de seu representante e a Adufpi, quando o fez, indicou quatro nomes. Tal demora, provocou um atraso nos encaminhamentos.

No dia 10/12/2021, foi realizada reunião com representação estudantil, para apresentar o resultado da pesquisa feita com alunos, realizada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), sobre o retorno das aulas presenciais para o próximo semestre e sobre a minuta de resolução com o objetivo de se retornar, com os devidos ajustes, a normatização da carga horária docente e que vigorava antes da pandemia (Resolução 042/2018 Consun), tendo em vista que as resoluções que passaram a vigorar desde agosto de 2020, diminuiu bastante o potencial de oferta das disciplinas e que trazia prejuízos para os estudantes. Esta mesma minuta de resolução foi apresentada e discutida com todos os diretores de unidades de ensino, os quais aprovaram o seu conteúdo sem ressalvas. Nesta mesma reunião, foi apresentado o resultado do relatório produzido pela Diretoria de Governança, que havia sido solicitado pelo Reitor no início de setembro. No mesmo dia, foi realizada uma reunião com a Diretoria do Sintufpi para apresentar a minuta de resolução que trata do retorno presencial dos técnicos administrativos e dos docentes em cargos de comissão.

No dia 14/12/2021, foi realizada uma reunião com as representações classistas, contando com representantes do DCE, Adufpi e Sintufpi. A reunião teve a presença do reitor e na oportunidade foi apresentado o resultado da pesquisa, realizada pela PREG, com discentes sobre o retorno presencial, bem como sobre a minuta de resolução que retoma o potencial de oferta de disciplinas que existia antes da pandemia.

As ações realizadas pela UFPI, desde setembro, incluindo a compra de insumos de biossegurança, adaptações para do restaurante universitário e a aquisição de alimentos, mostram a importância que a Administração Superior tem dado ao retorno às atividades presenciais. Como será esse retorno, não é uma resposta simples e não deve partir de um ato individual de um gestor, mas deve emergir de uma construção coletiva, ouvindo todos os segmentos envolvidos. Esse é o compromisso do reitor e as ações realizadas até aqui, pela Administração Superior, confirmam esse compromisso institucional com as atividades de ensino.