Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Promoção e prevenção de doenças na escola foi um dos destaques do 2º dia do SEPAR

Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 11h40

II SEPAR

Nesta terça-feira ocorreu o 2º dia do SEPAR

Na manhã desta terça-feira (14) aconteceu o segundo dia de programação do II Simpósio de Ensino em Parasitologia (SEPAR) e I Simpósio Nacional de Educação em Parasitologia (SINEPAR).

O evento é uma realização do NUEMP - Núcleo de Estudos em Microbiologia e Parasitologia, coordenado pela Professora Daniela Reis Joaquim de Freitas e aconteceu em ambiente virtual devido à pandemia de COVID-19. A programação contou com palestras que tinham o objetivo de debater sobre as novas estratégias de ensino em Parasitologia.

O simpósio recebeu a professora Telma Evangelista para debater sobre a promoção da saúde e prevenção de doenças na escola. De acordo com Telma, difundir informações sobre saúde e doença na escola é uma das principais ferramentas de controle de agravos da saúde, pois permite a identificação de fontes de risco para saúde e adotar medidas de proteção. “É fundamental a participação de representantes da comunidade escolar no planejamento e execução das ações de saúde realizadas nas escolas, porque elas alteram a dinâmica escolar e os profissionais de saúde podem não estar preparados para a interação com os estudantes quando não estão nos serviços de saúde”, disse.

Importância da Educação em Saúde

“Educação em Saúde: uma ferramenta para prevenção e controle de parasitoses intestinais na Estratégia Saúde da Família" também foi o destaque da palestra ministrada pela professora Andréia Valle.

A pesquisadora explicou que as parasitoses intestinais são um grave problema de saúde pública em países em desenvolvimento, onde os principais fatores debilitantes da população estão associados a quadros de diarreia crônica e desnutrição. “A incidência de parasitas intestinais tem relação direta com condições ambientais, higiênicas e sanitárias às quais uma população está submetida. Em crianças das camadas de população mais vulneráveis, as parasitoses intestinais causam déficits orgânicos severos que comprometem o desenvolvimento físico, intelectual, além de mortalidade”.

Andréia destaca que na educação em saúde, as ações podem ser desenvolvidas em diferentes ambientes e situações: escola, comunidade, local de trabalho e ambiente clínico. Além disso, na estratégia de educação em saúde, o processo educativo visa a apropriação temática pela população. “A educação em Saúde é um conjunto de práticas do setor que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e os gestores a fim de alcançar uma atenção de saúde de acordo com suas necessidades”.

Importância da Parasitologia na Extensão Universitária

Na oportunidade, a professora Luanna Soares Evangelista, destacou a importância da Parasitologia na Extensão Universitária. Segundo Luanna, a Extensão Universitária é um elo que articula a Universidade e a Comunidade. Além de encurtar a distância, ela disponibiliza ao público externo, o conhecimento adquirido com o ensino, pesquisas e atividades educativas de prevenção e promoção da saúde.

“É importante considerar a extensão universitária para contribuir na formação acadêmica, social e moral de discentes para que estes aprendam a relacionar o conhecimento teórico adquirido na universidade com e para a sociedade”.