Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Fundação Quixote promovem abertura do SALIPI 2021

UFPI e Fundação Quixote promovem abertura do SALIPI 2021

Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 09h23

WhatsApp_Image_2021-12-13_at_20.17.13.jpeg

Solenidade de abertura do Salipi 2021

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na noite desta segunda-feira (13) a solenidade de abertura da 18ª e 19ª edições do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). A maior festa literária do Estado, que também tem organização da Fundação Quixote, segue com suas atividades culturais e de incentivo ao conhecimento até o dia 19 de dezembro no Espaço Rosa dos Ventos. Acontecendo em dose dupla, o tema do evento é “Onde houver trevas, que eu leve livros”, já os homenageados são os escritores piauienses Graça Vilhena e Climério Ferreira.

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Representando o Reitor Gildásio Guedes, o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo destaca o empenho da Universidade e a movimentação por trás do evento. “Ao chegar, eu vejo a presença de uma série de professores, pesquisadores e escritores. Todos nós estamos aqui para demonstrar como o livro é valioso para diferentes profissões e manifestações culturais”, disse.

WhatsApp_Image_2021-12-13_at_20.17.02.jpeg

Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes

O presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes ressalta a importância do Salão do Livro do Piauí e a parceria com a UFPI para sua realização. “Nenhuma feira de livros é tão democrática quanto o Salipi, todas as atividades deste evento são gratuitas, portanto o público tem a oportunidade de assistir a palestrantes nacionais e locais sem precisar de dispor de recursos financeiros”, frisou.

graça_vilhena.png

Escritora piauiense e homenageada, Graça Vilhena

Acompanhando o Salipi desde sua primeira edição, a escritora Graça Vilhena foi uma das homenageadas este ano. “Valorizar o evento é de suma importância, porque ele não só traz leitores, mas o ambiente tem a capacidade de criar novos leitores. Assim, a estrutura cativa crianças e adolescentes a terem interesse pela leitura”, afirmou.

A cerimônia de abertura da edição dupla também contou com a presença do Superintendente de Comunicação da UFPI, Fenelon Rocha; o escritor e embaixador do Salipi, Salgado Maranhão; o presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares; e o escritor e compositor Thiago E.

WhatsApp_Image_2021-12-13_at_20.16.49.jpeg

Após a abertura, Thiago E. lança o livro “Os gatos quando os dias passam”

Com duração de 1 semana, a programação do Salipi está recheada de palestras, bate-papo literário, lançamento de livros, feiras e apresentações artísticas, como o músico maranhense Zeca Baleiro. Dentre os palestrantes nacionais, destaque para o escritor do Rio Grande do Sul, Fabrício Carpinejar, a paulista Aline Bei, e a cearense vencedora do Prêmio Jabuti, Socorro Acioli; além de outros nomes de relevância nacional e local.

Mais informações sobre o evento, acesse aqui.

Medidas de prevenção à Covid-19 – Antecedendo a solenidade de abertura, o vice-reitor Viriato Campelo, no papel de presidente do Comitê Gestor de Crise e médico, esteve em reunião com a organização do Salipi. O encontro teve o intuito de reforçar os protocolos de prevenção em relação à Covid-19.

WhatsApp_Image_2021-12-13_at_17.59.54.jpeg

Vice-Reitor, Viriato Campelo, orienta organização do Salipi sobre as medidas de contenção à Covid-19

“Foi recomendado evitar aglomerações em salas e banheiros, manter o uso de máscaras, a higiene pessoal com álcool gel e o cuidado também no manuseio de objetos”, explicou.