Teve início nesta segunda-feira (13) o II Simpósio de Ensino em Parasitologia (SEPAR) e I Simpósio Nacional de Educação em Parasitologia (SINEPAR) com realização do NUEMP - Núcleo de Estudos em Microbiologia e Parasitologia, coordenado pela professora Daniela Reis Joaquim de Freitas. O evento, que segue até o dia 15 de dezembro e é realizado de forma online, tem como objetivo debater sobre as novas estratégias de ensino em Parasitologia.
Evento acontece em ambiente virtual
Participaram da solenidade de abertura o Vice-reitor da UFPI, professor Viriato Campelo; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor Arquimedes Cavalcante Cardoso; a Vice-diretora do CCS, Professora Carla Maria de Carvalho Leite e a professora Rosilane de Lima Brito Magalhães, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Os Simpósios contam com palestrantes da UFPI, convidados nacionais e cientistas do México, Paraguai, Peru e Angola. O evento é gratuito, com certificado e pontuação. Serão abordados diversos conteúdos relacionados a Parasitologia, como os indicadores de saúde para doenças negligenciadas na América Latina com palestrantes de diferentes países; oficinas abordando novas estratégias de educação, como a utilização de mídias para divulgação científica e ferramentas virtuais no ensino de Parasitologia; abordará de maneira geral a educação em Parasitologia; a importância dos profissional de saúde na prevenção de parasitoses, finalizando com a mostra científica de trabalhos produzidos na forma de vídeo e premiação dos melhores trabalhos submetidos.