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UFPI lança mais três benefícios de apoio e permanência do estudante

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Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), possui programas e benefícios de apoio ao estudante em situação de vulnerabilidade social com o objetivo de garantir a sua permanência na instituição. Para 2012, além dos benefícios já consolidados como as bolsas Permanência e Alimentação, a UFPI lança mais três: Projeto Cooperador Didático, Auxílio Creche e Auxílio Impressão.

O Cooperador Didático trabalha na perspectiva de reduzir os índices de retenção e evasão na universidade. "Precisamos trabalhar com mecanismos que visem a redução desses indicadores. Um estudo realizado na UnB (Universidade de Brasília) aponta que em alguns cursos, como as Engenharias e as Licenciaturas, a evasão chega a 40%. NA UFPI fizemos um estudo onde identificamos uma retenção maior nas Licenciaturas", explica a Pró-reitora da PRAEC, professora Nadir Nogueira.

O projeto vai beneficiar prioritariamente o estudante que já comprovou sua vulnerabilidade social, mas está manifestando no seu rendimento acadêmico dificuldades de aprendizagem em algumas disciplinas. "Pensava-se no passado que a evasão e a retenção dos estudantes aconteciam porque ele escolhia o curso muito cedo ou por problemas financeiros. Entretanto, novos estudos apontam que as dificuldades em algumas disciplinas no primeiro ano do curso se devem às deficiências nos conhecimentos básicos do aluno", comenta Nadir.

O Cooperador Didático irá trabalhar com sistema de monitoria nas disciplinas com maior retenção, ou seja, reprovação. Inicialmente o projeto será implantado em dois campi, o Ministro Petrônio Portella, em Teresina, e o Cinobelina Elvas, em Bom Jesus. De acordo com diagnóstico realizado, os cursos com as disciplinas a serem contempladas são: Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária.

O projeto não é uma monitoria tradicional. É diferenciada, como explica a pró-reitora. "O cooperador será selecionado entre os estudantes que já cursaram determinada disciplina, e obteve nota maior ou igual a sete, para auxiliar aqueles colegas com maior dificuldade. Ele irá elaborar um plano de trabalho junto com o professor responsável pela disciplina e vai trabalhar, por exemplo, com listas de exercícios. Poderá repetir um aula que o aluno teve dificuldade e estabelecer dinâmicas diferentes; perceber as dificuldades do aluno, se é na abordagem do assunto ou por limitação por falta de condições para acompanhar o conteúdo", afirma.

O monitor irá trabalhar 12 horas por semana. Serão selecionados até 6 alunos para cada monitor. São 20 bolsas para estudantes e 10 bolsas para professor tutor, total de 30 bolsas para ajudar na implementação de todo projeto didático-pedagógico.

Pioneirismo

O projeto Cooperador Didático é pioneiro no país. Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) lançou o desafio às instituições para trabalhar a questão da evasão e retenção escolar. As medidas estão em discussão com pró-reitores de universidades de todo país e devem ser apresentadas iniciativas como bolsas de assistência e monitorias voltados para disciplinas básicas do primeiro ano. A expectativa é que tais iniciativas possam ser implementadas a partir do segundo semestre. "A UFPI mais uma vez sai na frente. Nosso projeto foi elaborado ano passado e vamos lança-lo no primeiro semestre letivo de 2012", comemora Nadir.

Auxílio Creche

O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) prevê 10 ações para a permanência do aluno na instituição, como a assistência à moradia estudantil, à saúde, alimentação, transporte, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. A UFPI só não possuía uma delas, a creche.

"Foi autorizado pelo reitor a elaboração de um projeto arquitetônico para a criação de uma creche em todos os campi. Vamos trabalhar com crianças de berçário até os 6 anos de idade que corresponde a educação infantil. Como esse semestre ainda não vai ser possível a construção da creche, nós iremos lançar o auxílio creche", explica pró-reitora.

O auxílio irá contemplar o estudante (pai ou mãe) com filho com até três anos de idade. "É uma bolsa com o mesmo valor da Bolsa Permanência, de R$ 360,00. A previsão é que no momento que a creche for instalada, o auxílio será retirado. Desse modo estamos antecipando o fechamento das 10 ações previstas no Plano Nacional de Assistência Estudantil", defende a professora Nadir.

De acordo com a pró-reitora, o auxílio irá servir como estudo para se dimensior a demanda da creche a ser construída. O auxílio creche pode ser solicitado ao longo do ano. A concessão do benefício respeita os critérios de vulnerabilidade social e todos os casos serão analisados pelo Serviço Social da PRAEC.

Para Nadir Nogueira, os novos benefícios são de grande impacto social na permanência e na diminuição da evasão e da retenção escolar. "A política de assistência estudantil foi criada para dar condições para o aluno permanecer e terminar seu curso no tempo regular. Para essa mãe ou pai jovem, o auxílio creche será um suporte para ele deixar seu filho com segurança. E com o outro projeto vamos trabalhar na base do problema da retenção do estudante", completa Nadir.

Auxílio Impressão

Com o objetivo de auxiliar o estudante não contemplado com a Bolsa Permanência por falta de vagas, mas em situação de vulnerabilidade social comprovada, foi criado o Auxílio Impressão, uma ajuda de custo mensal para a impressão de trabalhos acadêmicos. "O aluno UFPI vem acompanhando todo o processo de democratização da informação. Hoje ele acompanha o que o mundo vem produzindo de conhecimento através de artigos científicos", justifica a professora Nadir.

Podem requerer o auxílio também estudantes que foram beneficiados com a Bolsa Permanência e tenham ficado na bolsa o prazo máximo de 24 meses.

Pnaes

O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.

Os critérios de seleção dos estudantes levam em conta o perfil socioeconômico.

Veja também:

PRAEC informa que está aberto o período para solicitação de benefícios

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