Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Assinado acordo entre UFPI e APCZ para melhorar rebanho no estado

Assinado acordo entre UFPI e APCZ para melhorar rebanho no estado

Última atualização em Domingo, 12 de Dezembro de 2021, 12h01

Remini20211211111839898_1.jpg

Autoridades na solenidade de assinatura do termo na Expoapi

Criadores do gado bovino zebu do Piauí passam a contar com o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para transferência de embriões a fim de melhorar quantitativa e qualitativamente os rebanhos de animais de interesse econômico. Até o momento, os criadores dependiam de tecnologias de outros estados, como Minas Gerais. A ação faz parte de acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) celebrado entre a UFPI e a Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ). A formalização da parceira foi na noite dessa sexta-feira (10/12) em solenidade no Tattersal de Leilões da Expoapi. O Reitor Gildásio Guedes e o presidente da APCZ, André Nogueira, assinaram o termo.

Remini20211211102454102.jpg

Reitor Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio destacou que o papel da UFPI é promover a pesquisa que transforma. “A Universidade quer se fazer presente em todas as atividades que possam gerar desenvolvimento para o estado, porque a Instituição quer ser parceira da sociedade e melhorar a vida das pessoas”. Gildásio frisou, ainda, a relevância da economia rural para o estado. Os dados do Censo Agro 2017 revelam que mais da metade (56,15%) da área do Piauí é dedicada à produção agropecuária. “A economia rural é a base do nascimento do Piauí, e segue forte", disse Gildásio.

As atividades do projeto serão desenvolvidas no Laboratório de Biotecnologia de Reprodução Animal (LBRA), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), com a participação de docentes e discentes da graduação e pós-graduação, com o desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão.

IMG_6861_copy.jpg

Coordenador do Laboratório de Biotecnologia de Reprodução Animal, Prof. José Adalmir Torres

O coordenador do Laboratório, Prof. José Adalmir Torres, explicou a tecnologia envolvida no projeto. “O projeto vai permitir as aspirações dos oócitos (estruturas reprodutivas) das fêmeas de máxima qualidade selecionadas pelo produtor interessado em multiplicar seu rebanho. No Laboratório, após rastreamento e maturação dos oócitos é realizada a fecundação in vitro também com estruturas espermáticas de qualidade. Os blastocistos (embriões) produzidos podem ser congelados para uso futuro ou inovulados em fêmeas receptoras. Se, de 200 oócitos aspirados, produzirmos 100 embriões, vamos ter em média 50 a 60 bezerros”, detalhou o Professor.

Também presente à solenidade, o Diretor do CCA, professor Willams Costa Neves, destacou que o projeto trará avanços para a UFPI no ensino, pesquisa e extensão e será um ganho para os produtores, que terão acesso a tecnologias modernas no estado. “Os criadores terão alta tecnologia a um custo razoável. Essa tecnologia é desenvolvida em laboratório de ponta e a UFPI tem esse laboratório de ponta”, frisou.

IMG_7032_copy.jpg

Presidente APCZ, André Nogueira

O presidente APCZ, André Nogueira, agradeceu o apoio da Universidade na parceria e disse que a deficiência de laboratórios com essa tecnologia no Piauí sempre foi um grande obstáculo para ampliar de rebanhos. “Nós não podíamos, aqui em Teresina, coletar esses animais e fazer transferência de embriões. Agora, com a iniciativa do Reitor Gildásio e da Universidade, que se colocou à disposição para nos ajudar, temos uma nova realidade”, disse o presidente. “ Temos certeza que teremos um salto de qualidade na pecuária do Piauí a partir dessa parceria”, completou.

Também participaram da solenidade o deputado federal Átila Lira e o ex-deputado estadual Edson Ferreira; o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; e o professor do CCA, Acrísio Sampaio, no exercício da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários.

Com o projeto, será feito ainda um esforço com a ajuda de parlamentares como os deputados estadual João Madison e federal Átila Lira, além de outros órgãos para alocar recursos para suprir as necessidades financeiras do projeto.