Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário Língua Viva traz sua 23° e 24° edição para o Salão do livro do Piauí

Seminário Língua Viva traz sua 23° e 24° edição para o Salão do livro do Piauí

Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 08h37

WhatsApp-Image-2021-12-05-at-21.55.04.jpeg

A 23° e 24° edição do Seminário Língua Viva fará parte da programação do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que ocorre entre os dias 13 e 19 de dezembro no espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí. O objetivo do Seminário Língua Viva é trazer palestras desenvolvidas por personalidades locais e nacionais visando a capacitação docente, atualização discente e público em geral. Mais uma vez a realização do Salipi ocorre com a parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que cedia o espaço e apoia integralmente a efetivação do evento.

As palestras irão ocorrer no formato híbrido durante todos os dias do Salipi, tendo início às 19h da noite e contando com cerca de 70 horas/aulas voltadas para estudantes, escritores, jornalistas, professores e estudiosos.

Um dos destaques do 23° e 24° Seminário Língua Viva é o palestrante Fabrício Carpinejar, que no dia 14 de dezembro irá debater o tema “Acreditar é atrair – o que você precisa ter em mente para não sobrecarregar o coração”.

Fabrício Carpinejar é escritor, poeta, cronista, jornalista, professor universitário, autor de mais de 40 livros e vencedor de vários prêmios literários. Além da palestra, a programação também conta com uma sessão de autógrafos do livro “Depois é nunca”.

Programação do 23° e 24° Seminário Língua Viva

Dia 13/12 (Segunda-feira): Ocorrerá a partir das 18h, a solenidade de abertura da 23° e 24° edição do Seminário Língua Viva, e logo após o lançamento e sessão de autógrafos do livro “Os gatos quando os dias passam”, do autor teresinense Thiago E.

Dia 14/12 (Terça-Feira): O destaque do dia será o palestrante Fabrício Carpinejar, que trará para debate o tema “Acreditar é atrair – o que você precisa ter em mente para não sobrecarregar o coração”, além de sessão de autógrafos do seu livro “Depois é nunca”.

Dia 15/12 (Quarta-feira): A escritora brasileira e vencedora dos prêmios Toca e São Paulo de Literatura, Aline Bei, vai debater a temática “O teatro, a escrita e o silêncio: uma conversa sobre processos criativos”, e logo após realizará uma sessão de autógrafos dos livros: “O peso do pássaro morto” e “Pequena coreografia do Adeus”.

Dia 16/12 (Quinta-feira): “Formação do escritor brasileiro” será tema da palestra da cearense Socorro Acioli, jornalista e escritora brasileira.

Dia 17/12 (Sexta-feira): os músicos Zeca Baleiro e Salgado Maranhão vão marcar presença com a palestra “Conversa com Música”.

Dia 18/12 (Sábado): Lucas de Nicola, bacharel e licenciado em História pela USP, mestre pelo Instituto de Estudos Brasileiros e José de Nicola, licenciado, autor de várias obras didáticas e paradidáticas para o ensino de língua, literatura e produção de textos, irão trazer a palestra e sessão de autógrafos do livro “Semana de 22: antes do começo, depois do fim”.

19/12 (Domingo): Para encerrar o último dia do Seminário Língua Viva o palestrante Raphael Montes, advogado e escritor, irá iniciar uma conversa sobre Bom dia, Verônica e outras histórias.

SALIPI 2021:

O Salipi, organizado pela Fundação Quixote e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), chega este ano em dose dupla, concentrando as edições 18 e 19, e com um formato híbrido recheado de Talk Show, palestras de forma presencial e virtual. O evento acontece entre os dias 13 e 19 de dezembro, no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI e trará dois homenageados: os escritores piauienses Graça Vilhena e Climério Ferreira.

Inscrições:

Para participar da programação do 23° e 24° Seminário Língua Viva no formato presencial ou remoto, é necessário fazer a inscrição no site oficial do evento.