Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI assina acordo de cooperação com a APCZ amanhã (10) para melhorar rebanhos de produtores piauienses

Última atualização em Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 19h48

Criadores do gado bovino zebu do Piauí passarão a contar com o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em atividades relacionadas com iniciativas genéticas, como a transferência de embriões. Até o momento, os criadores dependiam de tecnologias de outros estados, como Minas Gerais. A ação faz parte do projeto de pesquisa "A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ) somam esforços para melhorar quantitativa e qualitativamente os rebanhos de animais de interesse econômico no Estado do Piauí". A assinatura do acordo que marca o início do projeto será na tarde desta sexta-feira (10), na Expoapi.

As atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Biotecnologia de Reprodução Animal (LBRA), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), com a participação de docentes e discentes da graduação e pós-graduação, com o desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão.

reuniaoapcz-6.jpg

Reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes

O Reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, destacou que o papel da Instituição é promover a pesquisa que transforma. “É a pesquisa para a vida, que é útil para as pessoas e ajuda a transformar a realidade que nos cerca.” Ele frisou, ainda, a relevância da economia rural para o Estado, os dados do Censo Agro 2017 revelam que mais da metade (56,15%) da área do Piauí é dedicada à produção agropecuária. “A economia rural é a base do nascimento do Piauí, e segue forte. Nós, da UFPI, ficamos felizes de colocar o conhecimento que temos e os laboratórios que possuímos como suporte para o fortalecimento desse segmento tão importante para a economia e o fortalecimento social em nosso estado”, destacou.

O Diretor do CCA, professor Willams Costa Neves, destacou que o projeto trará avanços para a UFPI no ensino, pesquisa e extensão e será um ganho para os produtores, que terão acesso a tecnologias modernas no Estado. “Os criadores terão alta tecnologia a um custo razoável. Essa tecnologia é desenvolvida em laboratório de ponta e a UFPI tem esse laboratório de ponta”, frisou.

reuniaoapcz-16_copy.jpg

Presidente APCZ, André Nogueira

Durante visita à UFPI em fevereiro deste ano, o presidente APCZ, André Nogueira, falou da vantagem logística e estrutural de utilizar o laboratório do CCA.  “A Universidade tem um grande laboratório que atenderia as necessidades de ambos os lados, uma vez que capacitaria os estudantes e aliaria a Universidade aos criadores nos ajudando também com as demandas logísticas por conta da proximidade local”, frisou. Na ocasião, o presidente destacou, ainda, que será feito um esforço com a ajuda do deputado João Madison e de outros órgãos para alocar recursos por meio de emendas parlamentares para suprir as necessidades financeiras do projeto.

Relacionada:

Reitor da UFPI discute parceira com representantes da Associação Piauiense de Criadores de Zebu