Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes acompanha em Brasília a tramitação de grandes projetos da UFPI

Última atualização em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 20h26

WhatsApp_Image_2021-12-08_at_14.05.17.jpeg

Da esquerda para a direita: O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Deputado Federal, Átila Lira; e o Superintendente de Comunicação da UFPI, Fenelon Rocha

Em sequência com a agenda em Brasília, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes realizou encontros e participou de reuniões com o intuito de presenciar o andamento de grandes projetos da Universidade. Os projetos referem-se à implantação dos Parques Tecnológico e Ambiental, aos novos cursos de graduação, como Psicologia para o campus de Teresina, Medicina em Floriano, assim como demais demandas que visualizam o crescimento da Instituição.

WhatsApp Image 2021 12 07 at 09.03.39

Reitor Gildásio Guedes e Wagner Vilas Boas de Souza em audiência no MEC

No Ministério da Educação, o Reitor Gildásio tratou dos mencionados cursos e também de novas formações para a área tecnológica. Ainda no MEC, foi discutido com o Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza, a possibilidade da UFPI ser projeto-piloto do Reuni Digital, iniciativa que visa ampliar o acesso dos estudantes ao ensino superior do País.

Seguindo para o Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovação, o tema da reunião com o Ministro Marcos Pontes foi sobre o Parque Tecnológico da UFPI em Teresina. A proposta de uma versão inicial surge como um Centro de Inovação.

“Nós temos capital humano, pesquisa e capacidade inovadora. A intenção é adquirir dimensão empreendedora com a finalidade de transformar o estado do Piauí”, afirmou o Prof. Gildásio Guedes.

Com área total de 610.836 m² de área, o que corresponde a 61 hectares, o Parque Tecnológico será localizado em espaço próprio da UFPI, no trecho compreendido entre a junção das Avenidas Ulisses Marques e Presidente Kennedy já nas proximidades do Colégio Técnico de Teresina (CTT). A proposta para construção será dividida em três etapas, sendo a primeira focalizada em 21,3 hectares, além da construção de área verde, para vivência e preservação de 17 hectares.

WhatsApp_Image_2021-12-08_at_15.32.54.jpeg

Em encontro com congressistas, Reitor fala do orçamento da UFPI com a senadora Eliane Nogueira

Já no Congresso Nacional, o encontro aconteceu com os senadores Elmano Ferrer e Eliane Nogueira e o deputado federal Átila Lira.  A reunião teve como tema principal o reforço do orçamento da UFPI com o objetivo de retornar para o patamar de 2019. Desse modo, proporcionar que o retorno às atividades presenciais seja tranquilo.

WhatsApp_Image_2021-12-08_at_14.26.05.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes em reunião com o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira

A discussão sobre o orçamento universitário também se estendeu ao Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Na oportunidade, o Reitor da UFPI também abordou sobre o Parque Ambiental da UFPI.

As demandas apresentadas foram abraçadas por Ciro Nogueira que se comprometeu em conduzir as tramitações dos projetos em questão.