Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 3ª edição da Semana Acadêmica de Ciência Política inicia nesta terça (07)

3ª edição da Semana Acadêmica de Ciência Política inicia nesta terça (07)

Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 17h21
WhatsApp_Image_2021-12-07_at_12.34.43.jpeg

Começou nesta terça-feira (07) a terceira edição da Semana Acadêmica de Ciência Política (SACP), evento organizado pelo curso de Bacharelado em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com o tema "Política, Violência e Segurança Pública", sua programação vai até o dia 09 deste mês, realizada de forma remota, devido às limitações atuais impostas pela pandemia da Covid-19. Clique aqui para conferir a programação completa.

O evento começou com a sessão do Grupo de Trabalho de Estudos Legislativos, realizado das 14h às 17h. Ainda nesta terça, a programação contará com a conferência de abertura a ser proferida pela Profa. Ludmila Ribeiro (UFMG), às 18h, com transmissão pelo canal Ciência Política - UFPI, no Youtube.

WhatsApp_Image_2021-12-07_at_12.36.32.jpeg

Profa. Ludmila Ribeiro (UFMG) participa da III Semana Acadêmica de Ciência Política

A temática da segurança pública tem sido cada vez mais abordada no campo da Ciência Política por sua relevância social, envovimento direto com as instituições e, consequentemente, com o Estado. A abordagem também se faz relevante pela interface que apresenta com diversas outras áreas do conhecimento, fundamentais para um debate rico que permita avanços na compreensão e na busca de soluções.

Espera-se que o evento, em todas suas atividades, leve os pesquisadores a debaterem e refletirem sobre as diversas temáticas que perpassam o tema central do evento e os demais tópicos a serem discutidos, de forma a gerar aprimoramentos científicos e impactos sociais positivos na sociedade brasileira.

Mesmo com todas as restrições, a III SACP busca produzir pontes para o intercâmbio interinstitucional, consolidando conexões e redes entre pesquisadores, não somente das regiões Norte e Nordeste, mas de todo o Brasil. O evento ainda colabora com o fortalecimento das ciências sociais, enriquecendo o debate nos cursos de graduação e pós-graduação de Ciência Política e áreas afins. Nesse sentido, é importante ressaltar que, apesar da Semana Acadêmica de Ciência Política envolver majoritariamente pesquisadores das regiões Norte e Nordeste, conta, nesta edição, com a participação de vários pesquisadores de outras regiões, o que possibilita ao encontro um alcance a nível nacional.

O evento segue até quinta-feira (09), com grupos de trabalho, mesas-redondas, minicursos e palestras. Para mais informações acesse o site clicando aqui.