Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estande da UFPI na 70ª Expoapi leva conhecimento para fortalecer produtores rurais no estado

Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 20h18

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) segue até dia 12 de dezembro sua participação na 70ª Expoapi, que ocorre no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina. O estande da UFPI conta com apresentação de experiências científicas e trabalhos de extensão desenvolvidos pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) e o Colégio Técnico de Teresina (CCT).

expoapi-32_1.jpg

Na manhã desta terça (7), o vice-reitor da UFPI no exercício da Reitoria, Viriato Campelo, visitou o estande da Universidade na Expoapi para conversar com alunos e professores envovidos nos projetos que trazem benefícios não só ao agronegócio, mas à população em geral.

expoapi-4_1.jpg

A UFPI ocupa dois estandes que foram cedidos à Instituição, um fixo e um segundo espaço, disponibilizado pela Associação Piauiense dos Produtores de Zebu (APCZ), que abriga demonstrações dos Laboratórios de Doenças Parasitárias; de Biotecnologia da Reprodução Animal; e de Melhoramento Genético. Os laboratórios estão prestando serviços a produtores, como mapeamento genético, controle de verminoses e testes andrológicos para medir a capacidade de reprodução dos rebanhos. Durante a Expoapi, a UFPI assina um acordo de cooperação com a APCZ e irá fazer inseminação para produtores piauienses.

"A participação da universidade na Expoapi é uma forma de promover um auxílio dos produtores ou setores ligados ao agronegócio para que possam desenvolver melhor os seus trabalhos. Nesse momento é importante levar a tecnologia produzida dentro da UFPI para mais perto da população em geral. É a pesquisa para a vida, que é útil para as pessoas e ajuda a transformar a realidade que nos cerca", declarou o vice-reitor.

WhatsApp_Image_2021-12-06_at_20.51.02.jpeg

Exames ecocardiográficos em equinos

O diretor do CCA, Prof. Willams Costa, destacou que a presença da UFPI na Expoapi assinala que a Instituição segue trabalhando com a produção de pesquisas na maioria dos seus laboratórios, embora as atividades presenciais não tenham voltado ainda. E acrescenta que a participação na Expoapi possibilitou a retomada de algumas pesquisas, que tiveram seu andamento prejudicado por conta da Pandemia.

"Temos um projeto de doutorado que envolve exames ecocardiográficos em equinos de vaquejada. Os exames foram consequentemente suspensos durante o período em que as competições também foram suspensas por decretos e leis. A Expoapi, felizmente, possibilitou o retorno da execução desse projeto e aproximou a tecnologia e a ciência do criador. Isso é a UFPI fazendo extensão e tornando o conhecimento científico acessível a todos!", destacou.

Participação de estandes do Colégio Técnico de Teresina (CTT) da UFPI

expoapi-35_1.jpg

Durante a expoapi, alunos do CTT estão exibindo animais, projetos de apicultura, apresentação de mudas crioulas e uma casa de vegetação com mudas escalonadas de hortaliças, para mostrar a viabilidade financeira do uso da estrutura em pequenas propriedades. A interação com os visitantes pode, ainda,  proporcionar os benefícios da “farmácia viva”, com exibição de mais de 30 tipos de vegetais do Núcleo de Plantas Aromáticas e Medicinais (Nuplan) do CCA e suas indicações para a saúde.

A participação do CTT inclui ainda uma Casa de Sementes, que demonstra como o produtor pode armazena para ter a sua própria semente e assim alcançar sua independência alimentar. "Geralmente eles fazem isso na comunidade selecionando os melhores produtos obtidos na colheita. Seja ela a melhor espiga de milho, o melhor feijão ou a parcela da planta que forneceu uma semente mais vigorosa”, disse a Professora Luzineide Carvalho, professora do CCT.