Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio tem apoio do Senador Elmano para recuperar orçamento da Universidade

Última atualização em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 09h30

WhatsApp_Image_2021-12-07_at_12.41.46.jpeg

Em agenda em Brasília, o reitor Gildásio Guedes recebeu apoio do Senador Elmano Ferrer para recuperação de recursos do orçamento nos níveis compatíveis com as demandas da UFPI. “Ou a Universidade consegue recuperação orçamentária para um patamar acima de R$ 100 milhões ou o funcionamento da UFPI ficará muito comprometido”, avalia o Reitor.

O Reitor Gildásio está em mobilização no Congresso conversando com parlamentares do Piauí na busca por recompor o orçamento da Instituição, que vem sofrendo sucessivas reduções nos últimos anos e registrou queda de quase 18% em 2021. Neste ano, a UFPI contou com R$ 85 milhões de orçamento, quando precisaria dispor no mínimo de R$ 105 milhões, na avaliação de Gildásio. A preocupação é que os cortes projetados no orçamento da União para o próximo ano (Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA 2022) reduziriam os recursos para R$ 70 milhões, valor abaixo do mínimo necessário para a manutenção da UFPI. "Nós queremos que o orçamento anual da Universidade retorne aos valores de 2019, para termos mais segurança no funcionamento", declarou o Reitor.

Para tentar reverter o quadro, o Reitor Gildásio e o Senador Elmano Ferrer tiveram audiência com o senador Wellington Fagundes, relator setorial da área de Educação no Orçamento 2022. “Precisamos aumentar de R$ 70 milhões para o valor mínimo de 105 milhões. É uma situação dramática que todos nós, da bancada federal, precisamos lutar ”, completou.