Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI vai a Brasília e terá agenda em três ministérios sobre projetos da UFPI

Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 10h29

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, cumpre extensa agenda em Brasília nesta terça e quarta-feira, com encontros relacionados aos grandes projetos abraçados pela Instituição. Entre os compromissos, estão previstas audiências em três ministérios diferentes e contatos com representantes do Piauí no Congresso, sobretudo os que se relacionam à discussão sobre o orçamento para a educação.

O primeiro encontro será com o Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza. A UFPI tem uma série de projetos junto ao próprio MEC, desde o tema de novas vagas para professores e servidores até a criação de cursos como o de Medicina (Floriano) e de Psicologia (no CCE, em Teresina). Nesse campo, há o empenho do Reitor Gildásio Guedes de recuperar os indicadores do ensino de graduação, reposicionando a UFPI em um patamar superior.

“Temos demandas imediatas, como a qualificação do ensino e a ampliação da pesquisa e extensão. E temos grandes projetos para a UFPI do futuro”, ressalta Gildásio. Esses projetos da UFPI do futuro são o norte dos encontros em outros dois ministérios. O Reitor estará com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e um dos temas é o projeto do Parque Ambiental da UFPI. O ministro já manifestou apoio à proposta. Ele também abraçou o projeto de criação do Parque Tecnológico, tema a ser discutido em audiência de Gildásio no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na quarta-feira.

Sobre o orçamento

Gildásio Guedes deverá ter um encontro com o senador Marcelo Castro e o deputado Átila Lira. Marcelo é presidente da Comissão de Educação do Senado, enquanto Átila é parte dessa comissão técnica na Câmara. “Nossa discussão é sobre a questão orçamentária. As universidades tiveram perdas grandes nos últimos dez anos e isso é preocupante. Queremos buscar alternativas para recomposição da base de financiamento da universidade”, afirma ele.

O Reitor também vai participar da solenidade de premiação da Olimpíada Nacional da Ciência. A UFPI tem um papel diferenciado na Olimpíada, como coordenadora geral através do professor Samuel Anderson, da Química. A premiação está marcada para esta terça-feira (07/12), às 17h. “É um evento que fortalece a Ciência e, assim, fortalece as universidades, responsável pela grande produção científica em nosso país”, acentua.