Solenidade de inauguração do Programa de Tratamento de Obesidade do HU-UFPI
Com o intuito de avançar em práticas de saúde pública e cuidar de pacientes com obesidade mórbida, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) inaugurou na tarde desta quinta-feira (2) o Programa de Tratamento de Obesidade do HU: Serviço de Cirurgia Bariátrica Dr. Salomão Chaib. O serviço inicia cirurgias bariátrica já na próxima segunda (6). A inauguração foi conduzida pelo Superintendente do HU, Paulo Márcio Nunes, com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
“Graças ao empenho dos nossos servidores é possível vislumbrar o HU para além dos muros da universidade. Assim, com a inauguração deste novo centro poderemos revolucionar no tratamento de pessoas obesas no Piauí”, disse o Reitor Gildásio Guedes.
Para o funcionamento do novo centro, foram investidos cerca de R$: 2,5 milhões em equipamentos, os recursos são provenientes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Ministério da Educação, e duas emendas parlamentares no valor de R$: 800 mil reais dos deputados federais, Fábio Abreu e Marina Santos.
Superintendente do HU, Paulo Márcio Nunes
Segundo o Superintendente do HU, Paulo Márcio, atualmente, estima-se que aproximadamente 60 mil pessoas tenham obesidade mórbida no Piauí. “Esta doença é responsável por desencadear outras enfermidades, como doenças cardiovasculares, hipertensão e aneurisma. Desse modo, para além das cirurgias, entra uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, fisioterapeutas, endócrinos, cirurgiões plásticos a fim de auxiliar na recuperação de nossos pacientes”, frisou
Chefe do Serviço de Cirurgia Bariátrica, Gustavo Santos
O Chefe do Serviço de Cirurgia Bariátrica, Gustavo Santos adianta que a primeira cirurgia está programada para ser realizada na segunda-feira, 06 de dezembro. “Considerando que parte dos obesos grau 2 precisam realizar o procedimento de bariátrica, o número ultrapassa os 60 mil e pode chegar a quase 90 mil pessoas. Então, a inauguração do Programa aqui no HU veio a contribuir com o tratamento ainda iniciante no nosso estado”, pontuou.
Momento de inauguração do novo centro cirúrgico
O Programa de Tratamento de Obesidade do HU-UFPI dispõe de 43 equipamentos necessários para o desempenho do setor. Entre os equipamentos adquiridos, o espaço é formado por 10 focos cirúrgicos de teto, 1 mesa cirúrgica, 2 autoclaves, 1 ultrassom para aplicações avançadas, 8 cardioversor, 1 craniótomo, 10 camas hospitalares elétricas
Sobrinha de Salomão Chaib, a desembargadora federal, Liana Chaib
A solenidade de inauguração foi encerrada com homenagens às personalidades que colaboram com o desempenho de atividades médicas e o funcionamento do hospital universitário. Entre os nomes agraciados na ocasião está a sobrinha de Dr. Salomão Chaib, nome do novo Centro Cirúrgico do HU. “É uma honra para mim falar não só por todos os homenageados, mas está aqui representando o meu tio, o pioneiro no tratamento cirúrgico da obesidade no Brasil”, comentou Liana Chaib, desembargadora federal.
Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto ao lado do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
Na sessão solene, também estiveram presentes, o Vice-Reitor, Viriato Campelo; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Arquimedes Cardoso; o Deputado Federal (PL-PI), Fábio Abreu; a Deputada Federal (Solidariedade-PI), Marina Santos; além de autoridades públicas, médicos, servidores e homenageados.