Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SIUFPI 2021: Conferência ressalta desafios das práticas de extensão no modelo remoto
Início do conteúdo da página

SIUFPI 2021: Conferência ressalta desafios das práticas de extensão no modelo remoto

Imprimir
Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 13h24

Nesta quarta-feira, 1º/12, ocorreu a Conferência de Abertura do XI Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) junto à VIII Mostra de Comunidades, que tem como tema “Os avanços e desafios da extensão diante das novas tecnologias”. A cerimônia ocorreu de forma virtual, e o seminário é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC).

O principal objetivo do SEMEX é apresentar as realizações no âmbito da extensão nas áreas de saúde, humanas, educação, tecnologia, ciências agrárias, ciências naturais, arte e cultura. Dentre os recursos didáticos, são utilizados oficinas, painéis, mostras, pôsteres, apresentações orais e performances artístico-culturais, em um momento que as práticas e descobertas são explicitadas, discutidas, avaliadas e compartilhadas. 

Na ocasião, o reitor Gildásio Guedes oficializou a abertura do seminário e destacou a UFPI como pioneira na modalidade de ensino a distância. “As Universidades Públicas podem e devem utilizar as novas tecnologias para auxiliar na graduação. Essas ferramentas precisam, no entanto, de um incentivo para sua concretização” explicou o reitor. 

Além disso, a Pró-Reitora da PREXC e também Coordenadora-Geral do SIUFPI, Deborah Dettmam, agradeceu o empenho da comissão organizadora do evento e evidenciou as adaptações empenhadas na continuidade dos projetos de extensão. Segundo ela, as atividades de pesquisa e extensão são majoritariamente exercidas de forma presencial, pois são um trabalho de contato direto com a comunidade. “O distanciamento obrigou que fossem pensadas novas formas de exercer esses projetos, fazendo com que essa temática fosse pertinente às discussões do seminário”, ressaltou a professora. 

WhatsApp_Image_2021-12-01_at_12.26.39.jpeg

Trabalhos Selecionados 

Durante a solenidade, uma das coordenadoras da PREXC, professora Germana Assunção, divulgou a lista dos trabalhos selecionados para fazerem parte da coletânea “Avanços e Desafios da Extensão diante das novas tecnologias: A experiência da Universidade Federal do Piauí”, publicada pela Editora da UFPI (EDUFPI). 

A coordenadora aproveitou a oportunidade para parabenizar os autores pelo alto nível dos artigos, os quais, para ela, confirmam a excelência das ações de extensão realizadas no âmbito da UFPI. “Eles não se limitam a revelar os resultados obtidos na vivência das ações de extensão concretizadas, mas são a materialização da integração do conhecimento científico e a realidade social”, finalizou Germana. 

O professor Raul Lopes, da coordenação do SEMEX e da Mostra de Comunidades, celebrou que apesar das dificuldades impostas pela pandemia em expandir o trabalho acadêmico para além dos limites da universidade, o resultado foi satisfatório. “Uma nova avaliação será realizada para definir os melhores trabalhos, mas todos são vitoriosos e serão certificados, como forma de reconhecer os esforços realizados”, pontuou.

Ao todo, foram 215 trabalhos inscritos no seminário, com 533 autores e coautores distribuídos pelos campi de Teresina, Bom Jesus, Picos e Floriano. A comissão avaliadora foi composta por 101 docentes da universidade. 

Conferência de Abertura

A abertura do seminário contou com uma conferência realizada pelo Secretário-Adjunto da Secretaria de Administração Superior, Eduardo Salgado. O tema da palestra foi um projeto desenvolvido pela secretaria, que tem como foco a expansão da Educação a Distância em Universidades Federais. O professor Eduardo destacou as vantagens da nova tecnologia no sentido de reduzir barreiras físicas. “Ontem eu estava junto à Universidade Federal de Santa Catarina e hoje posso estar com vocês, do Piauí, sem ao menos sair de casa”, exemplificou o conferencista. 

Durante as discussões, ele chamou atenção para a necessidade de democratizar esse acesso, bem como buscar alternativas de aprimorar essas ferramentas. “Trazemos alguns posicionamentos, mas o principal objetivo é instigar para que todos reflitam sobre formas de realizar esse trabalho, dentro da autonomia de cada um”, finalizou Eduardo. 

WhatsApp_Image_2021-12-01_at_12.26.55.jpeg

XI SEMEX 

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-reitor Viriato Campelo e os assessores de extensão dos campi do interior do estado, representados pelos professores Valcilene Rodrigues (Bom Jesus), Alyson Almeida (Floriano) e Antônio Mendes (Picos).

Além desses, a Pró-Reitora de Ensino e Pós-Graduação e coordenadora adjunta do SIUFPI, professora Regilda Moreira-Araújo, o Coordenador de Esporte e Cultura da UFPI, Sérgio Gallan, os diretores de Centro Edna Juazeiro (CCHL), Eliana Marques (CCE) e Williams Neves (CCA) e a Diretora de Governança, Cleânia Sales, também participaram do evento. 

WhatsApp_Image_2021-12-01_at_12.26.47_copy.jpeg

A solenidade foi transmitida por plataforma virtual e pode ser assistida no canal da UFPI TV, no Youtube. As demais atividades do XI SEMEX e da VIII Mostra de Comunidades ocorrerão ao longo de toda esta quarta-feira e a programação pode ser acessada aqui

SIUFPI 2021 

O SIUFPI é o maior evento acadêmico da UFPI e reúne dezenas de seminários, palestras, comunicações e debates. O evento promove dez seminários que acontecem simultaneamente: XI SEMEX, XXX Seminário de Iniciação Científica, XIII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, VIII Mostra de Comunidades, II Seminário de Ensino de Graduação, II Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos, V Ciclo de Palestras de Pós-Graduação, VIII Seminário de Assistência Estudantil, VI Encontro de Iniciação à Docência e III Seminário de Residência Pedagógica. Cada seminário que integra o evento terá uma programação própria. Confira aqui.

Fim do conteúdo da página