Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ação de jovens universitários divulga proposta de intercâmbio na UFPI

Ação de jovens universitários divulga proposta de intercâmbio na UFPI

Estudantes, professores e servidores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que atravessaram a praça de alimentação principal do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) na tarde da última quarta-feira (06) puderam observar um ambiente decorado com origamis coloridos e cartazes ilustrados. O espaço acadêmico permanece enfeitado até esta sexta-feira (08), e foi o local escolhido pela AIESEC - rede global de jovens universitários e recém-graduados - para convidar os alunos da UFPI a participar do intercâmbio social e de projetos voluntários promovidos pela organização.

De acordo com o vice-presidente de Comunicação e Relações Públicas da AIESEC Teresina, Wellington Coelho, a ação já foi realizada em outras instituições de ensino superior da capital e tem por objetivo divulgar o projeto "Cidadão Global", intercâmbio social que contempla países da América Latina, do Leste Europeu, da África e da Ásia. Segundo ele, o alvo dos organizadores é "transformar o olhar dos teresinenses sobre as demais regiões do mundo".

"Teresina não é uma cidade com cultura de intercâmbio, e buscamos transformar esta realidade por meio do nosso trabalho. O mundo é muito grande e, ao mesmo tempo, está muito próximo de todos nós; basta querer conhecê-lo", afirma.

No primeiro dia da chamada "guerrilha", denominação atribuída a ações desta natureza dentro da organização, os visitantes puderam observar "tsurus" de papel, ave da família das cegonhas nativa do Japão. O vice-presidente ressalta que a decoração é metafórica: "O Tsuru possui uma lenda: aquele que fizer mil tsurus de origami terá um sonho realizado. Assim fizemos e desejamos fortemente realizar o nosso", explica.

Tsurus de papel decoram praça de alimentação do CCHL em ação de jovens universitários

AIESEC

Presente em 132 países, a AIESEC é gerida por jovens estudantes e recém-formados, dentre os quais se inserem graduandos da UFPI. A organização sem fins lucrativos tem por objetivo possibilitar que os jovens descubram e desenvolvam seus potenciais de liderança a fim de causar impacto positivo na sociedade, por meio da participação em um ambiente global de aprendizagem. Na UFPI, a AIESEC organiza projetos como o Talk, que oferece cursos de conversação dos estudantes com jovens intercambistas a fim de promover o contato com o idioma e a cultura estrangeiros.

Cronograma das Atividades

Durante esta quinta-feira (07), uma equipe de recrutamento estará presente na praça de alimentação, encarregada de apresentar o projeto de intercâmbio social aos interessados e registrar os contatos dos que desejem obter mais informações sobre a experiência internacional.

Na sexta-feira (08), a ação será encerrada com um alinhamento de expectativas, momento em que membros da AIESEC, jovens que já participaram de projetos voluntários promovidos pela organização e interessados inscritos se reúnem para trocar experiências em uma sala do CCHL a definir.