Diante dos recentes casos de Malária em moradores dos municípios de Miguel Alves e Joaquim Pires, o Departamento de Parasitologia e Microbiologia da Universidade Federal do Piauí disponibilizou um laboratório com microscópios para a realização do Curso de Capacitação do Diagnóstico Laboratorial da Malária. A ação é resultado de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI).
Equipe que participou do treinamento
Onze técnicos microscopistas participaram do treinamento, que foi realizado entre os dias 22 a 26 de novembro, no Laboratório de Parasitologia e Microbiologia (CCS/UFPI). “Foi uma ação da Coordenação de Vigilância e Saúde Ambiental da SESAPI, que solicitou o espaço para a realização desse treinamento. Um ofício foi encaminhado ao DPM, que fez a solicitação junto a direção do CCS. Toda a estrutura utilizada foi cedida pela UFPI”, explica o professor Vagner Mendonça, docente do DPM.
Estrutura laboratorial foi cedida pela UFPI
O curso contou com a participação dos palestrantes da Fundação Oswaldo Cruz/RJ, os doutores Graziela Zanini e AntonioTeva. Segundo os organizadores, levando em consideração a gravidade da enfermidade, ações que visem a melhoria da qualidade do diagnóstico e atenção à população sob risco, são essenciais para o controle da Malária no Piauí.
“A importância dessa parceria foi subsidiar esses técnicos para o correto diagnóstico da Malária na região, visto os acontecimentos recentes de casos na região de Miguel Alves e Joaquim Pires”, avalia o professor Vagner Mendonça.