Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SIUFPI2021: XXX Seminário de Iniciação Científica ocorre nos dias 29 e 30 de novembro

Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 11h49

O XXX Seminário de Iniciação Científica está entre os eventos que fazem parte da programação do SIUFPI 2021. Contando com palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentações e premições dos trabalhos, as atividades do XXX SIC serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro, com transmissão pelo Canal da UFPI TV no YouTube.

O Seminário vai trazer temáticas importantes e atuais no campo da pesquisa científica, como a situação da pesquisa durante a pandemia e a preocupação com o plágio na pesquisa científica. Comemorando as três décadas de Iniciação Científica na UFPI, o evento vai trazer uma programação especial e debates para enfatizar a importância da Iniciação Científica no universo acadêmico.

Na tarde do dia 29 de novembro, acontecerá a palestra “Transferência de Tecnologia: Regulação, Desafios e Oportunidades”, ministrada pela Profª. Mônica Felts, da Universidade Federal de Pernambuco.

Com início as 8h30, as atividades do dia 30 de novembro vão ter a abertura a palestra sobre “A Iniciação Científica na UFPI: 30 anos de sucesso e transformação”, ministrada pela Professora Rosa Ester Rossini, docente da Universidade de São Paulo (USP), que vai falar sobre o sucesso e a transformação que a iniciação científica gerou em toda a comunidade.

Na terça-feira, dia 30 de novembro, ocorre uma mesa-redonda, às 9h35, em conjunto com a PRPG, com o tema “A Prática da atividade de trabalhos de pesquisa em um cenário remoto: perspectivas e desafios”. A atividade tratá como discussão os tipos de pesquisa conduzidos durante a pandemia e quais foram os impactados da adaptação para o formato on-line. A mesa redonda vai ser mediada pela Professora Keylla Urtiga, coordenadora do XXX SIC.

Às 10h, ainda na terça-feira, se iniciam os minicursos ofertados pelo XXX SIC. Em forma de oficinas com exemplos práticos, as atividades vão ter temas como “Plágio na pesquisa científica”, “Recursos didáticos e tecnológicos no ensino e na aprendizagem: conceitos e práticas” e “Escrita acadêmica na/para pesquisa de iniciação científica júnior”.

A III edição do SIUFPI promoverá discussões em todas as áreas do conhecimento científico, artístico e cultural, realizados em dez eventos simultâneos, nos dias 29 de novembro à 3 de dezembro. A programação será online, com previsão de cerca de dez mil participantes.

Confira a programação completa do XXX SIC aqui.