Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra sobre Historiografia da Escravidão no Brasil abre Colóquio PET
Início do conteúdo da página

Palestra sobre Historiografia da Escravidão no Brasil abre Colóquio PET

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e do Programa de Educação Tutorial (PET-História), realizou na noite desta terça-feira (5), a abertura do Colóquio PET 2013 - A Escravidão Negra no Piauí e Temas Conexos. O evento aconteceu no Auditório Noé Mendes, no CCHL, e contou com a presença do Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante; do Diretor do CCHL, Prof. Dr. Nelson Juliano; pesquisadores e estudantes de História.

Dando início às atividades do Colóquio, o professor Dr. Mário Maestri, da Universidade de Passo Fundo, proferiu a palestra Historiografia da Escravidão no Brasil. Na oportunidade, o professor falou sobre a escravidão no Brasil, sua abolição e os reflexos desse processo na sociedade.

Professor Dr. Mário Maestri

Segundo o professor Dr. João Kennedy, coordenador do Colóquio, o evento tem como objetivos socializar o conhecimento já produzido sobre a escravidão e suas heranças no Piauí; chamar atenção para a temática da escravidão no Piauí e sua relevância para a sociedade; destacar a variedade da forma que a escravidão assumiu no campo e na cidade; expor qual o estado das pesquisas já realizadas no Piauí acerca da escravidão negra e divulgar os textos apresentados durante o Colóquio (no site do PET de História da UFPI e em livro a ser publicado).

Ainda de acordo com o coordenador, essa é a primeira vez que um evento de tamanho porte, na área de História, é realizado na universidade. "A escravidão é um dado relevante da nossa sociedade. Ainda hoje, podemos perceber comportamentos, marginalidade e posicionamento de alguns grupos que são reflexo desse processo. Por isso, abrimos o evento à comunidade em geral, para levantarmos a importância de se discutir o tema. A história é importante demais para ser limitada apenas aos historiadores", disse João Kennedy.

Professor Dr. João Kennedy

Presente no evento, o Pró-reitor de Extensão da UFPI, Prof. Dr. Miguel Cavalcante, destacou a importância da realização de eventos como o Colóquio PET 2013. "A extensão está dentro do conjunto de atividades que envolvem ensino e pesquisa. Por isso, a universidade tem investido cada vez mais em ações desse tipo, porque representam a própria imagem da universidade na comunidade. É por meio da extensão que a universidade tem a oportunidade de estar perto da comunidade, apresentando aquilo que vem sendo desenvolvido dentro de seus muros, em prol da população".

Para Hagda Ravene, formanda do curso de História da UFPI, o Colóquio traz aos participantes um novo olhar sobre a escravidão. "Eventos como esse possibilitam o intercâmbio com diversos pesquisadores e ampliam o nosso conhecimento sobre os temas que são discutidos".

O Colóquio PET 2013 - A Escravidão Negra no Piauí e Temas Conexos acontece até o próximo dia 08 de novembro, no CCHL. Na programação estão previstas palestras, mesas redondas, conferências e atividades culturais.

Confira aqui a programação completa.

Fim do conteúdo da página