Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra sobre Historiografia da Escravidão no Brasil abre Colóquio PET

Palestra sobre Historiografia da Escravidão no Brasil abre Colóquio PET

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e do Programa de Educação Tutorial (PET-História), realizou na noite desta terça-feira (5), a abertura do Colóquio PET 2013 - A Escravidão Negra no Piauí e Temas Conexos. O evento aconteceu no Auditório Noé Mendes, no CCHL, e contou com a presença do Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante; do Diretor do CCHL, Prof. Dr. Nelson Juliano; pesquisadores e estudantes de História.

Dando início às atividades do Colóquio, o professor Dr. Mário Maestri, da Universidade de Passo Fundo, proferiu a palestra Historiografia da Escravidão no Brasil. Na oportunidade, o professor falou sobre a escravidão no Brasil, sua abolição e os reflexos desse processo na sociedade.

Professor Dr. Mário Maestri

Segundo o professor Dr. João Kennedy, coordenador do Colóquio, o evento tem como objetivos socializar o conhecimento já produzido sobre a escravidão e suas heranças no Piauí; chamar atenção para a temática da escravidão no Piauí e sua relevância para a sociedade; destacar a variedade da forma que a escravidão assumiu no campo e na cidade; expor qual o estado das pesquisas já realizadas no Piauí acerca da escravidão negra e divulgar os textos apresentados durante o Colóquio (no site do PET de História da UFPI e em livro a ser publicado).

Ainda de acordo com o coordenador, essa é a primeira vez que um evento de tamanho porte, na área de História, é realizado na universidade. "A escravidão é um dado relevante da nossa sociedade. Ainda hoje, podemos perceber comportamentos, marginalidade e posicionamento de alguns grupos que são reflexo desse processo. Por isso, abrimos o evento à comunidade em geral, para levantarmos a importância de se discutir o tema. A história é importante demais para ser limitada apenas aos historiadores", disse João Kennedy.

Professor Dr. João Kennedy

Presente no evento, o Pró-reitor de Extensão da UFPI, Prof. Dr. Miguel Cavalcante, destacou a importância da realização de eventos como o Colóquio PET 2013. "A extensão está dentro do conjunto de atividades que envolvem ensino e pesquisa. Por isso, a universidade tem investido cada vez mais em ações desse tipo, porque representam a própria imagem da universidade na comunidade. É por meio da extensão que a universidade tem a oportunidade de estar perto da comunidade, apresentando aquilo que vem sendo desenvolvido dentro de seus muros, em prol da população".

Para Hagda Ravene, formanda do curso de História da UFPI, o Colóquio traz aos participantes um novo olhar sobre a escravidão. "Eventos como esse possibilitam o intercâmbio com diversos pesquisadores e ampliam o nosso conhecimento sobre os temas que são discutidos".

O Colóquio PET 2013 - A Escravidão Negra no Piauí e Temas Conexos acontece até o próximo dia 08 de novembro, no CCHL. Na programação estão previstas palestras, mesas redondas, conferências e atividades culturais.

Confira aqui a programação completa.