Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Cine Saúde promove palestra sobre doping
Início do conteúdo da página

Projeto Cine Saúde promove palestra sobre doping

Imprimir
Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 08h57

Durante este mês de novembro, o Cine Saúde, projeto de Extensão coordenado pela professora Dionis Machado, discutiu o filme-documentário estadunidense "Icarus" (2017),  que conta o caso de um ciclista amador que se envolve com doping a partir da ajuda de um chefe de laboratório antidoping. Para tratar do tema, foi apresentada a palestra “Do doping ao antidoping: aspectos históricos, éticos, fisiológicos e controle de antidopagem”, ministrada pelo professor Marcos Antonio Pereira, do Departamento de Biofísica e Fisiologia da UFPI.

WhatsApp_Image_2021-11-25_at_08.50.57.jpeg

Os motivos que levam um atleta a se dopar podem envolver questões pessoais, como o desejo em ultrapassar seus limites e ser destaque em sua modalidade, bem como razões financeiras, já que o destaque nas competições favorece obter melhores patrocínios. Entretanto, a professora alerta que essas substâncias não devem ser usadas, pois são fatores de risco para diversas doenças. “Apesar dos resultados prometidos, de acordo com inúmeras pesquisas, elas aumentam a agressividade, o risco de infarto agudo do miocárdio, o mal colesterol (LDL) e a pressão arterial”, explica a coordenadora do projeto. 

As substâncias dopantes são categorizadas em cinco classes: analgésicos narcóticos, estimulantes, agentes anabolizantes, diuréticos e hormônios peptídicos e análogos. Entre os efeitos destas substâncias estão a redução da percepção da dor para permitir ao atleta ter um treino intenso, ou competir em nível máximo de esforço; e até mesmo uma maior estimulação do sistema cardíaco e muscular, permitindo um desempenho além do esperado

Como futuros professores de Educação Física, os discentes do curso foram alertados da responsabilidade que terão em conscientizar seus futuros alunos quanto aos danos à saúde que podem ser causados por estas substâncias. O professor Marcos Antonio lembrou também que o desempenho e alta performance devem estar atrelados ao treino bem orientado. “Quando o bom profissional atua e quando o aluno se dedica, os resultados positivos surgem e são mantidos sem prejuízos à saúde”, pontua. 

WhatsApp_Image_2021-11-25_at_08.51.07.jpeg

As palestras promovidas pelo Cine Saúde podem ser consultadas no perfil @cinesaudeufpi. A cada mês são debatidos diversos assuntos com o auxílio de filmes sobre a temática.  Na última quarta-feira de cada mês, o projeto promove encontros com especialistas para discutir acerca dos filmes e sua relação com os temas apresentados. As palestras possuem certificação e podem ser acessadas a partir de inscrição via módulo de extensão no SIGAA. 

Fim do conteúdo da página