Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Direção do HVU de Bom Jesus comemora conquistas e ampliação dos serviços oferecidos em primeiro ano de gestão

Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 08h46

A atual direção do Hospital Veterinário Universitário do Campus Profa. Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, comemora o alcance do trabalho realizado neste primeiro ano de gestão. Aquisições de equipamentos essenciais e a criação de projetos como o “Médico Veterinário da Família” estão entre as ações que visam a ampliação dos serviços oferecidos, consolidando o HVU como referência na área naquela região.

Reunião com Reitoria

Reitor Gildásio Guedes com o Diretor do HVU/Bom Jesus, Manoel Lopes, em dia de reunião na Reitoria

O Diretor do HVU, professor Manoel Lopes da Silva Filho, explica que o trabalho desenvolvido inclui desde a organização da documentação e regularização do HVU junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA (cadastro), Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/PI (responsabilidade técnica), Vigilância Sanitária (fiscalização) e Prefeitura de Bom Jesus (alvará de funcionamento), até a parte de organização estrutural, como podas e atividades de limpeza nos setores.

Regularização junto a Vigilância Sanitária do Município de Bom Jesus 1

Regularização junto a Vigilância Sanitária de Bom Jesus

“A nossa gestão tem trabalhado também em processos de compra de materiais de consumo e materiais de Biossegurança, que estão em trâmites junto ao setor de Licitação, além de processos de adesão a pregões para a aquisição de dois equipamentos que são fundamentais para o funcionamento do Hospital: analisador bioquímico e hematológico”, afirma o Diretor.

Consertos dos Equipamentos de todos os laboratórios do HVU Bom Jesusjpg

Equipamentos de todos os setores foram consertados

Consertos e manutenção de equipamentos de todos os laboratórios, aquisição de impressora 3D para confecção de materiais para as aulas práticas e adequação da instalação do aparelho de Raio-X fazem parte do trabalho que vem sendo realizado, ampliando a capacidade dos serviços oferecido pelo HVU.

Revisão de toda a iluminação do HVU Bom Jesus

Revisão de toda a parte de iluminação do Hospital

Manoel Lopes destaca, ainda, a criação do projeto “Médico Veterinário da Família” em parceria com a Prefeitura Municipal de Bom Jesus, diretamente com a Secretaria Municipal de Saúde, que terá inúmeros objetivos, dentre eles o de desenvolver atividades de promoção da saúde na Atenção Básica e Vigilância em Saúde no município e orientar quanto aos principais cuidados com os animais pets. Sob coordenação da Profa. Márcia Paula Oliveira Farias, o projeto envolverá alunos, professores da UFPI e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Bom Jesus.

assinatura convenio bj

Assinatura do convênio para realização do projeto “Médico Veterinário da Família”

“O intuito é oferecermos assistência médica veterinária dentro do contexto de saúde única e, posteriormente, desenvolvermos um trabalho de conscientização e orientação junto aos bairros da cidade, visando trazer benefícios para a sociedade no sentido de evitar doenças, zoonoses, reduzindo, assim, os números de internações e a ida das pessoas ao Hospital em razão de zoonoses”, explica o Diretor.

Para o próximo ano, Lopes afirma que esperam estar com o quadro de técnicos administrativos e médicos veterinários recomposto para que possam dar andamento em todos os setores, tanto para atender a população de Bom Jesus nos serviços do Hospital referentes à rotina do dia a dia, como também para dar suporte às aulas práticas das disciplinas que utilizam os laboratórios do HVU.