Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Oficinas, mesas redondas e mostras de trabalhos marcam do 2º dia do 28º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS

Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 18h22

O segundo dia de atividades do 28º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS não poderia começar de maneira melhor. Durante toda quarta-feira (10), por meio da plataforma ZOOM, participantes de todo o país tiveram mais um dia de aprendizado e trocas de experiências em ciclos de atividades dividas em oficinas, mesas redondas e mostras de trabalho sobre experiências exitosas que apresentaram assuntos relacionados ao tema do evento.

mesa_praticas_integrativas_copy_copy.jpg

Mesa Práticas Integrativas realizada durante 28º Encontro Nacional da UNA-SUS

A primeira parte do dia foi reservada para as atividades das oficinas. Os participantes assistiram simultaneamente as oficinas: Tendência e inovação na educação a distância; Mapa de evidências; Práticas integrativas complementares do SUS – PICS.

Na primeira oficina conduzida pela Rita Maria Lino Tarcia (UNA-SUS/UNIFESP), as palestrantes Lina Sandra Barreto Brasil (SE/UNA-SUS); Nayara Gomes Lima (SE/UNA-SUS) e Rita Maria Lino Tarcia (UNA-SUS/UNIFESP) destacaram de forma lúdica e descontraídas suas experiências sobre tendência e inovação na educação a distância.

“Quando a gente lida com Ead, a gente sempre aprende. Cada nova tecnologia nos faz repensar os processos pedagógicos, em novas alternativas e isso torna o profissional de educação a distância um eterno aprendiz”, explica Rita Maria Lino Tarcia.

De acordo com a palestrante, identifica-se tendências, por meio de experiências, do olhar que a gente tem para o brasil e para o mundo, no que diz respeito ao uso de tecnologias e processos educativos. “O uso das tecnologias se intensificou muito em função do cenário da pandemia em que vivemos. Quando a gente traz tendências, é o que nós estamos visualizando, do que está acontecendo de novo, porém é uma tendência, que poderão se fortalecer e de fato se configurarem, como elas não poderão não crescer. A nossa proposta é trazer possibilidades”, disse.

Na segunda oficina coordenada pela Rosimeire Ferreira dos Santos - UNA-SUS/UFPI, Verônica Mendes Abdala (BIREME/OPAS/OMS) e Edinalva Neves Nascimento (SE/UNA-SUS) abordaram sobre a metodologia emergente de mapa de evidências. Um método que traz um overview sistemático, ou seja, uma revisão das revisões sistemáticas da literatura em uma área específica que você queira um levantamento bibliográfico. “O mapa de evidência vai trazer as melhores evidências levantadas nas revisões sistemáticas que é um tipo de publicação que tem maior grau de evidência na literatura”.

Na oficina de Práticas integrativas complementares do SUS (PICS) que teve a coordenação da professora Salete Maria da Rocha Cipriano Brito (UNA-SUS/UFPI), Daniel Miele Amado (MS) e Ricardo Ghelman (CABSIN) falaram sobre as contribuições destas práticas para a saúde.

“Essa é uma iniciativa internacional que vem desde a década de 70 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que passa a valorizar a medicina tradicional como fundamental para a garantia de acesso ao cuidado para toda população mundial. Nós temos algumas décadas de desenvolvimento e amadurecimento dessa temática na OMS, eles estabelecem uma estratégia que estabelece como fundamental a incorporação dessas práticas no sistemas oficiais de saúde, explica Daniel Miele Amado do Ministério da Saúde.

Mesas redonda e mostra de experiências exitosas

mesa_redoda_alberto_vaz.jpg

Alberto Furini Vaz, egresso da UNA-SUS no Mato Grosso do Sul

A tarde iniciou com a programação voltada para discussões de experiências existosas no Sistema Único de Saúde. Na mesa-redonda “Vivendo a Formação pela Una-Sus na Atenção Básica”, estudantes egressos de instituições do Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Piauí fizeram uma socialização do saberes. Eles destacaram seus aprendizados atuações e discutiram sobre a valorização e estimulação de sua participação como estudante e os benefícios que a formação trouxe para o desenvolvimento deles.

“A realização da minha pós-graduação foi determinante para poder alcançar os resultados que tivemos na nossa unidade de saúde, me foi dado o suporte, conhecimento necessário para poder aplicar de modo eficaz as políticas de saúde”, disse Alberto Vaz, egresso da UNA-SUS no Mato Grosso do Sul.

demonstração_de_avaliaçao_de_trabalhos_copy.jpg

Pesquisadores durante a demonstração de avaliação de trabalhos

A programação ainda contou com a atividade de apresentação de trabalho de experiências exitosas que compartilharam o conhecimento de profissionais de várias instituições e sobre diversos temas que são trabalhados no Sistema Único de Saúde.

Eliane Carvalho que apresentou trabalho sobre a atuação da UNA-SUS/UFPI na plataforma Ares, falou da experiência e importância do evento. “Foi uma experiência engrandecedora, participar de modo atuante como aluna da Universidade Federal do Piauí nesse evento. Só fez prevalecer a força da ciência e da educação, rompendo as barreiras do nosso estado Piauí, chegando a nível nacional”, finaliza.